Sefaz lança nova plataforma para tornar atendimento ao contribuinte mais ágil e eficaz
A Secretaria da Fazenda do Piauí lança, nesta segunda-feira (7), uma nova plataforma de atendimento virtual, visando prestar um atendimento melhor e mais eficaz aos contribuintes/cidadãos. O lançamento ocorreu às 10h, na Escola Fazendária, no Centro Administrativo, com a presença do secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
“Além de aproximar cada vez mais a Secretaria da Fazenda dos contribuintes, a ideia é tornar os serviços oferecidos pela Sefaz cada vez mais digitais para que o cidadão não precise se deslocar a uma agência de atendimento. E por meio dessa nova plataforma, esperamos que esse atendimento seja cada vez mais rápido e eficaz”, afirma o secretário da Fazenda.
Usando a tecnologia de chatbot, esse novo canal de atendimento é fácil, direto e personalizado para o cidadão buscar informações sobre os diversos conteúdos tributários. Além do atendimento via SAC, com equipe de especialistas da Sefaz, para responder questionamentos ou tirar dúvidas, o contribuinte ainda vai poder oficializar a sua demanda preenchendo também um formulário de atendimento, que estará disponível no próprio site da Sefaz.
Vale ressaltar que a Sefaz-PI foi a primeira Secretaria de Fazenda do Brasil a lançar uma atendente virtual, denominada Teresa. Agora esse processo será aperfeiçoado, uma vez que se o contribuinte não tiver uma resposta imediata da atendente virtual, a sua dúvida será logo repassada para um servidor especializado no assunto, a fim de que o contribuinte tenha logo seus questionamentos ou dúvidas sanadas.
Segundo o diretor da Unidade de Atendimento da Sefaz (Unicat), Paulo Roberto, os servidores que trabalham com atendimento ao público já passaram por um treinamento, visando dar respostas cada vez mais rápidas e satisfatórias aos contribuintes.
“Como os atendimentos são feitos por equipes especializadas em diversos temas, este curso orientou os atendentes, de forma prática, sobre situações específicas do atendimento, os sistemas operacionais utilizados, subsídios de pesquisa, preceitos legais, dentre outras informações”, acrescentou o coordenador de Atendimento da Unicat, Wagno Linhares.
Cidadão ainda pode acompanhar a demanda e avaliar o atendimento
Visando prestar um atendimento de qualidade, com o lançamento dessa nova plataforma, o contribuinte terá a oportunidade de acompanhar sua demanda e ainda avaliar o atendimento prestado pela Sefaz.
Além de ampliar as opões de atendimento, a ideia da Secretaria da Fazenda é oferecer, futuramente, outros canais de atendimento para estreitar essa relação com os contribuintes. A próxima etapa será disponibilizar um número WhatsApp, visando aproximar, cada vez mais, a instituição pública do cidadão.
FONTE: Governo do Piauí