Talvez não seja um dos mais violentos, mas o Campeonato Piauiense 2014 está sendo, pelo menos até a segunda rodada do returno, um dos mais indisciplinados. Em duas rodadas da Taça Cidade de Teresina, o segundo turno do estadual, os árbitros levantaram o braço para advertir 67 vezes. Esse dado crava uma média de 8,3 cartões amarelos por partida.

O jogo que mais chamou atenção e foi determinante para elevar essa estatística aconteceu no último sábado (29). Em Floriano, Cori-Sabbá e 4 de Julho protagonizaram um verdadeiro festival de advertências. Ao todo, foram 14 cartões amarelos, sete para cada lado. Apesar da chuva de cartões, um fato curioso: ninguém foi expulso.

River-PI e Caiçara também não ficaram “por baixo”. No dia seguinte, os times resolveram manter o padrão no Lindolfo Monteiro. A vitória do Galo por 2 a 0 foi a grande novidade, mas os 12 cartões amarelos, acompanhado do vermelho de Sadan, zagueiro do Leão do Norte, deixaram a partida com essa mancha negativa.

O River-PI, aliás, é o campeão de indisciplina no segundo turno. Em dois jogos, já são doze cartões amarelos. Do outro lado, o Piauí é o menos indisciplinado. O time rubro anil recebeu apenas cinco advertências.

O alto índice elevado de targetas amareladas não corresponde com as vermelhas. Além Sadan, apenas Gilmar Bahia, zagueiro do Parnahyba, foi “convidado” para sair de campo mais cedo.

Como os cartões foram zerados no início do segundo turno, é provável que as temidas suspenções automáticas devam acontecer a partir da terceira rodada.

Fonte: G1/PI Globo Esporte