Foto: proparnaíba

Alguns animais marinhos foram encontrados mortos no litoral piauiense, neste fim de semana. Entre eles estão cinco tartarugas da espécie Chelonia mydas e um boto-cinza-marinho, mais conhecido como golfinho tucuxi.

As tartarugas verde ou aruanã foram encontradas durante uma ronda feita pela equipe do Projeto Tartarugas do Delta. Neste período, os biólogos costumam fazer uma busca no litoral por animais encalhados vivos ou mortos.

A ação é realizada ao longo das praias da Pedra do Sal, cerca de 18 km percorridos, no qual a equipe aproveita para sensibilizar pescadores, turistas e comunidade da preservação do litoral como um todo.

Foto: César Vieira

Já o boto-cinza-marinho visto boiando nas águas do Coqueiro por um competidor do Kite e Surf. Quando se percebeu o estado do animal, o velejador o trouxe até a areia. Os biólogos do Projeto Tartaruga do Delta foram chamados de imediato.

Foto: César Vieira

Todos os cuidados são tomados com os animais encontrados, notificações, como a causa da morte, peso e largura. Infelizmente o golfinho foi encontrado sem os olhos e levado para o campus da UFPI em Parnaíba. Uma análise será feita pela equipe da Aquasis e logo após o golfinho ficará disponível para observação da comunidade no Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta, no SESC Praia em Luís Correia.

Foto: proparnaíba

Informações: proparnaíba