A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar) promoveu audiência pública, na quarta-feira (14), na cidade de Ilha Grande, no litoral piauiense. A audiência iniciou o debate entre o poder público, a empresa solicitante da licença, a população da região, entre outras entidades à cerca dos impactos da instalação do “Complexo Delta 10”.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, presidiu a audiência e destacou que o evento é o principal mecanismo de participação da comunidade dentro do processo de Licenciamento Ambiental. “Essa audiência não tem caráter deliberativo, mas é importante salientar que todas as discussões mantidas aqui servirão de subsídio para a decisão final da Semar quanto à concessão do licenciamento ambiental”, afirmou. “É um momento de se ouvir todas as partes envolvidas, principalmente a população do município; é um momento de diálogo”, acrescentou a gestora.

Durante a audiência, foi o apresentado à população o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O empreendimento pleiteia a instalação de 52 aerogeradores (gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica) nos municípios de Ilha Grande e Parnaíba.

O ilha-grandense, Raimundo Nonato Silva, acredita que o empreendimento possa trazer bons frutos para a população. “Vai gerar emprego pro povo daqui, você quer coisa melhor? Eu quero muito que isso dê certo, o povo daqui precisa”, salienta.

A Segunda audiência será realizada na noites desta quinta-feira (15), às 19h, no Clube Zeca Militão, situado na Rodovia PI 116, Nº 2035, Zona Rural, Povoado de Pedra do Sal, município de Parnaíba – PI.

Fonte: CCOM