Teve início na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório da Associação Comercial de Parnaíba do Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas o Seminário Piauiense do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio Norte onde foram debatidos os incentivos ao turismo do litoral piauiense em Parnaíba.
A abertura do evento, que vai até esta sexta-feira (19), contou com a presença do prefeito Florentino Neto. Além de palestras e minicurso, estão abertas ao público uma mostra cultural e Feira de produtos e potencialidades turísticas.
Entre os temas abordados na manhã de ontem (18) ficou decidida a reativação da ADRS – Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Estiveram presentes para abertura do encontro representantes das Prefeituras da região, o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, estudantes do curso de Turismo da UFPI, entre outros.
O objetivo do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio-Norte, valorizando o patrimônio natural e sociocultural e viabilizando atividades econômicas inclusivas, dinâmicas e inovadoras para a elevação da qualidade de vida da população.
O evento que envolve o setor turístico dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, visa encorajar as questões emergentes do turismo, a fim de contribuir para consolidar a regionalização do turismo no Piauí, bem como auxiliar na implementação de políticas publicas para o setor.
O seminário pretende reunir gestores, pesquisadores, acadêmicos e empresários do setor em torno de atividades como mesa-redonda, minicurso, palestras e debates. Dentre os temas elencados estão:
“Planejamento Turístico, Política Pública e Política de Turismo.”
“As Políticas Públicas de Turismo no Brasil: Benefícios da Regionalização.”
“PDSRT Meio-Norte e Suas Limitações.”
“Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos na Área do Turismo.”
Confira a programação completa:
Fonte: Jornal da Parnaíba