Quem passa pela Av. Capitão Claro, no centro, em Parnaíba se depara com um novo prédio, de arquitetura moderna e que se impõe pela plasticidade. É o novo edifício do SENAI – Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia – “CFP JMC”. Além de causar boa impressão, proporciona a ampliação do atendimento. Em suas 13 novas salas de aula, o prédio tem capacidade para atender simultaneamente 400 alunos por período. Além disso, concentrará atividades administrativas, laboratoriais e um auditório para 150 pessoas.

Após cinco décadas em pleno funcionamento, o 1º Centro de Formação Profissional do SENAI no Piauí, localizado na cidade de Parnaíba, teve a inauguração de suas novas instalações  realizada em solenidade, no último dia 2 de julho de 2014. Criado em 1962 para atender as necessidades da indústria piauiense com a qualificação de mão de obra, o CFP “JMC” passou por ampla reforma e ampliação em toda a sua estrutura anterior.

A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo governador do Estado, Zé Filho e contou com as presenças de autoridades empresariais, políticas, e líderes classistas da indústria piauiense. Na ocasião centenas de pessoas se aglomeram na quadra da Escola para assistirem a cerimônia de inauguração que homenageou os primeiros funcionários da Escola com entrega de placas.

O ex-presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza e o empresário do ramo gráfico Télius Memória Ferraz também foram homenageados: Moraes Souza deu nome ao anexo do prédio e Ferraz ao novo auditório. Durante o evento houve ainda a entrega de certificados de conclusão para 724 alunos de cursos realizados recentemente na Escola em diversas áreas.

Hoje, com uma estrutura moderna contando com uma área construída medindo 8 mil metros quadrados, o CFP “JMC” conta com 10 oficinas; 05 laboratórios de informática; 01 laboratório de alimentação; 01 laboratório de solo e concreto e 01 laboratório de análise de alimentos. O Centro oferece ainda mais de 40 cursos em áreas como informática, metalmecânica, mecânica, automotiva, construção civil, alimentos, segurança no trânsito, além de 05 cursos à distância e também em HP Life.

Com elevado investimento na infraestrutura física, tecnológica e de seus recursos humanos, articulado com as outras entidades do sistema indústria do Piauí e com entes públicos e privados, o SENAI por meio do CFP “JMC” pretende transformar a região norte do estado em grande polo de desenvolvimento econômico e industrial com cursos de educação profissional e serviço técnico e tecnológico e inovação.

“A metodologia SENAI de Educação Profissional objetiva uma prática em formação profissional significativa e qualitativa em resposta aos inúmeros desafios impostos ao mundo do trabalho”, diz o diretor regional do Departamento Regional do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro. Os cursos são ofertados nas modalidades: Aprendizagem Industrial Básica, Qualificação Profissional Básica, Habilitação Técnica, Aperfeiçoamento Profissional e Iniciação Profissional.

O presidente em exercício do Sistema FIEPI, Félix Fernando Raposo, disse em discurso que a indústria tem que ser a matriz do desenvolvimento nacional. “A educação profissional é o caminho para elevar a competitividade da indústria”. Félix Raposo destacou ainda que a capacitação profissional tem ainda a prerrogativa de levar o jovem “ao caminho do bem, contribuindo para a sociedade”.

 O presidente da FIEPI disse ainda que todo o investimento que o SENAI realizou no CFP “JMC” em Parnaíba consolida a atuação da entidade no processo de desenvolvimento do econômico do município e do Estado ampliando as oportunidades de emprego e geração de renda e competitividade industrial.

Em sua fala o governador do Piauí Zé Filho, falou da importância da qualificação profissional que o SENAI realiza em prol da indústria local. “Acreditamos que, somente com ensino profissional de qualidade, o Piauí conseguirá alcançar o desenvolvimento sustentável. Para atender as demandas da nossa indústria, contamos com o apoio do SENAI, que oferece cursos para formação de mão de-obra de qualidade e desenvolve serviços tecnológicos e soluções para o setor”, disse o governador, parabenizando a direção da instituição pelos investimentos feitos no Centro de Formação Profissional “José de Moraes Correia”.

Emocionada, a ex-funcionária Maria José Monteiro que trabalhou 34 anos no SENAI, disse que se sentia feliz por ter contribuído para o crescimento da instituição. “Essa grandeza que é o SENAI hoje aqui em Parnaíba tem um pouquinho de mim. Fiz parte dessa história porque exerci cargos de professora até chegar à direção da Divisão de Formação Profissional. Além disso, minhas irmãs Teresinha e Nuncy também fizeram parte do quadro de servidores e somaram para o desenvolvimento do SENAI no Piauí”, afirmou Maria José.

Fonte: Ascom Fiepi