O Piauí será o terceiro estado do Brasil a oferecer aos pacientes do interior, um Sistema de Transporte Estadual em Saúde (SETS). A proposta atualmente só existe nos estados de Minas Gerais e Ceará. Aqui, o projeto piloto primeiramente será implantado nas 31 cidades do Território Entre Rios.
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, e o representante do governo de Minas Gerais, Felipe Braga, assinaram na última sexta-feira (21), um convênio de cooparticipação e investimentos entre a Sesapi e a empresa responsável pelo Sistema. A solenidade de assinatura e apresentação do SETS foi realizada no auditório da Escola Fazendária e contou com a presença de prefeitos do Território Entre Rios, secretários municipais de Saúde, diretores de Regionais, técnicos da Sesapi e membros do Conselho Estadual de Saúde.
A intenção do Governo do Estado do Piauí é levar aos pacientes do interior um transporte confortável, seguro e eficiente na hora de transportar as pessoas que necessitem realizar consultas e exames em outras cidades.
Durante a apresentação do Sistema de Transporte Estadual em Saúde, a superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Cristianne Moura Fé, acrescentou que a implantação do Sistema só foi possível através do empenho do secretario Ernani Maia e da colaboração dos prefeitos que, desde o início do processo de adesão ao sistema, compreenderam a necessidade desta ação para a melhoria no atendimento aos pacientes.
“Foram dias, horas e meses de incansáveis reuniões a fim de finalizar todo o projeto e finalmente conseguirmos chegar até aqui na assinatura deste tão importante contrato que, além de oferecer mais conforto às pessoas do interior, vai dar mais agilidade no sistema de regulção de consultas e exames. Isso tudo devemos agradecer ao secretário Ernani Maia e aos prefeitos dessa região”, destacou Moura Fé.
A funcionalidade do SETS foi apresentada aos participantes do encontro por Felipe Braga, gerente do Transporte em MG. Além do translado, os representantes de cada município beneficiado acompanharam também informações sobre custos, segurança e todo benefício que o novo Sistema trará à saúde pública do Estado.
“Há quase dez anos mudamos a realidade de mais da metade dos 800 municípios de Minas. Aquela cena corriqueira de muitas cidades brasileiras em que as ambulâncias e carros de passeio saem de seus destinos abarrotados de pacientes, hoje, praticamente não existe mais. E é isso que queremos implantar aqui, um transporte de qualidade e que leve o paciente até sua consulta sem mais transtornos”, frisou Felipe Braga.
Ainda de acordo com o gerente de Transporte Estadual de Minas Gerais, o Sistema é feito através de um consórcio com os municípios. “Para isso, é necessária a estruturação de uma Central de Gestão do Transporte, visando garantir o controle do fluxo de veículos bem como acompanhar a quantidade de pessoas em deslocamento, tudo isto on-line e em tempo real”, afirmou.
Para o secretario de Estado da Saúde, Ernani Maia, esta ação é mais uma conquista para o usuário carente do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele acredita que o projeto servirá não somente para transportar com mais comodidade a pessoa que reside no interior, mas também para oferecer mais agilidade no momento das marcações de consultas e exames.
“Neste primeiro momento iremos levar a iniciativa como projeto piloto para a região do Território Entre Rios, e a partir daí, caso esteja correndo tudo dentro do cronograma estipulado por nós, deveremos atingir os outros territórios. Esta ação vai levar mais dignidade ao paciente e melhorar os trabalhos dos médicos nos maiores hospitais do Estado, já que tudo, desde o translado, até a realização ou não de cada exame, será computado por este sistema”, comemora o secretário.
CARACTERISTICAS DO VEÍCULO
Os pacientes são transportados através de veículos, tipo micro-ônibus, com 26 lugares e equipados com ar-condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis, e são monitorados via GPS e um agente de viagem capacitado para repassar as informações necessárias de sua viagem.
É meta da Sesapi que o Sistema Estadual de Transporte em Saúde do Piauí seja implantado até o mês de dezembro.
Fonte: CCom com edição do Portal Costa Norte