A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), por meio da Unidade de Coordenação do Prodetur Nacional e técnicos do Ministério do Turismo, está realizando reuniões de validação do Plano de Desenvolvimento Integrado Sustentável (PDITS) nas regiões Polo Costa do Delta e no Polo das Origens.

A equipe já realizou reunião, nessa terça-feira (13), em Parnaíba, e, na quinta-feira (15), estará em São Raimundo Nonato, às 8h, na Câmara Municipal, onde apresentará para a população o diagnóstico realizado na região. O Plano apresenta as ações que serão necessárias nas áreas de treinamento e de infraestrutura específica para o crescimento turístico.

Para isso, foram levantadas as situações ambientais das regiões, o grau de importância dos atrativos turísticos, análise da infraestrutura oferecida, avaliação comparativa dos impactos ambientais e, a partir desses levantamentos, foram propostas obras de saneamento básico, estrutura turística, recuperação de estradas, além da capacitação profissional.

Com a preparação do PDITS para o Polo das Origens e Costa do Delta, o Governo do Piauí cumpre um dos pré-requisitos exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pelo financiamento de 60% dos recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Nacional). O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, financia o restante correspondente à contrapartida, através de convênios com o Estado.

Os municípios do Polo das origens que fazem parte do PDITS são Caracol, Coronel José Dias, João Costa, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. No Polo Costa do Delta são Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Teresina como uma das portas de entrada.

Sobre o PDITS

PDITS é o instrumento que serve para planejar o turismo em uma área geográfica selecionada, tendo por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as diretrizes para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão.

Estes Planos formam uma das etapas do Prodetur, que objetiva a expansão da atividade turística de forma planejada em todo o Brasil, contando com o financiamento de ações junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).