Se você é um pouco desatento, pode estar lidando com gente que não te suporta. Como saber diferenciar os simpáticos dos falsos?

É seguro dizer que criar novas amizades e laços é algo natural do ser humano. Nós somos criaturas sociáveis. Não é para menos que chegamos tão longe enquanto espécie, certo? Isso, é claro, não significa que vamos nos tornar amigos de todos. Você nunca esteve em um ambiente e percebeu que alguém ali não ia gostou da sua chegada?

Porque isso é muito comum. Às vezes a questão nem é pessoal, sabe? Tudo não passa de uma implicância. E tudo bem! Não precisamos ser “amigos de infância” de todo mundo, no entanto é importante saber quando alguém não gosta de nós, porque elas podem estar sendo falsas e chegar a prejudicar-nos de forma que nem imaginamos.

Para te ajudar nesse processo de descobrimento, vamos listar alguns sinais claros que denunciam isso.

Diminuem seus méritos

Se alguém não vai com a sua cara, ele também não vai querer reconhecer as coisas boas sobre você. Sempre que conquistar algo, ou seja, receber o mérito por algo realizado, ele tentará diminuir esse feito ao máximo.

Não importa se foi algo grandioso e reconhecido por várias pessoas, pois eles sempre vão tentar olhar para você de cima e apontar que a sua realização não foi tão grande assim ou não é nada importante de modo geral.

Apenas não leve esse tipo de comentário para fora dali, certo?

Agem como se você sempre tivesse culpa

Essa é extremamente complicada, especialmente quando acontece no ambiente de trabalho. Muita gente já trabalhou com alguém com quem não se davam bem essa pessoa sempre tentava culpá-las por tudo.

Ainda que você não tenha nada a ver com o problema, ele sempre comenta algo tipo “só pode ser coisa de fulano”. Isso certamente é irritante nas primeiras vezes, mas se isso é feito com frequência, fique atento! Se torna nítido que o sujeito está implicando contigo de propósito.

Falam de você pelas costas

Infelizmente essa é difícil de descobrir, principalmente a depender do contexto. Não podemos fingir que estamos em um conto de fadas, então é claro que muitos irão falar de você pelas costas. O fato é que ficar sabendo quem e com que frequência só é possível quando alguém se dispõe a te contar.

Se tiver a sorte de ser alertado sobre um colega em específico, já sabe que é hora de se afastar dele, afinal de contas, muito tempo já se passou com o sujeito “cravando a faca nas suas costas” sem que você percebesse.

Saem quando você chega

Esse sinal é fácil de notar, mas apenas se prestar atenção. Quando a pessoa não gosta de você, ela não irá querer estar no mesmo ambiente. Isso significa que sempre que você chegar, ela fará de tudo para sair. É só reparar!

Chegou? Então observe, porque alguns minutos depois alguém irá sair sob alguma desculpa, porque é claro que algumas pessoas disfarçam, mas acredite: outras saem imediatamente.

Fonte: Alana Fernandes / Edital Concursos Brasil