Sistema OCB/SESCOOP-PI realiza I Encontro de Cooperativismo do Piauí em Luís Correia
As experiências positivas do cooperativismo de Pernambuco, Alagoas, Ceará e do próprio Piauí está sendo partilhadas no primeiro Encontro Piauiense do Cooperativismo, que está sendo realizada no centro de convenções, no Bairro Barro Preto, em Luís Correia. O cooperativismo é percebido como instrumento de desenvolvimento econômico e social. Daí a importância do evento e das discussões.
Segundo Renato Nobeli, superintendente nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), quando a cooperativa nasce como uma empresa societária, ela nasce diferente, ela é uma relação de pessoas com objetivo comum com o objetivo de melhoria de renda.
Os casos de sucesso do cooperativissimo, bem a promoção do desenvolvimento econômico e as oportunidades do cooperativismo. O evento contou a presença da vice–governadora Margareth Coelho, que é uma das conferencistas. “O Estado do Piauí vem se preparando para fomentar o cooperativismo através, principalmente, da nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural, nós temos vários projetos em andamento”, ressaltou a vice-governadora Margareth Coelho.
O encontro é uma oportunidade de reunir cooperativistas para trocarem experiências para que, na oportunidade, o cooperativismo piauiense se destaque e se desenvolva perante a comunidade. Segundo o Leonardo Eulálio, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Piauí (SECOOPPI), o evento reúne cooperados que migraram para luís Correia para a transferência de conhecimento para colocarmos para a sociedade o potencial do nosso trabalho.
O I Encontro Piauiense do Cooperativismo acontece até sábado (29/09) com programação com conferências e debates. O objetivo é o fortalecimento da representatividade do cooperativismo e superação de desafios futuros em favor do desenvolvimento.
Por Daniel Santos