O Sistema Penitenciário do Piauí já soma 24 fugitivos neste ano. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a última fuga foi registrada na sexta-feira (12) na Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba.
“Sexta, no horário da tarde, um preso estava cuidando da horta da unidade e acabou fugindo. Contando com esse, já registramos 24 fugitivos este ano, desses só nove foram recuperados”, informou Kleiton Holanda, diretor administrativo do Sinpoljuspi.
No dia anterior, foi abortada uma tentativa de fuga envolvendo três detentos da mesma unidade prisional. “Neste ano, já houve várias tentativas e algumas fugas, como na Casa de Custódia, na Penitenciaria de Esperantina, na Irmã Guido e no Hospital Penitenciário”, afirmou Kleiton Holanda.
Na segunda-feira (08) dez detentos, sete da Colônia Agrícola Major César Oliveira e três do Hospital Penitenciário conseguiram fugir do Sistema Penitenciário. Nove deles foram recuperados.
Dos vinte e quatro fugitivos, quinze detentos continuam foragidos do sistema. A Sejus enviou nota de esclarecimento sobre o problema. Leia na íntegra:
“A Secretaria de Justiça do Piauí reforça seu compromisso em continuar assegurando a ordem nas unidades prisionais do Estado, como assim tem feito através das vistorias diárias e do equipamento gradativo dos presídios e agentes de segurança, por exemplo; viabilizando meios para melhorar a estrutura historicamente precária do sistema prisional, seja fisicamente, seja com relação a servidores; e, nessa perspectiva, buscando mecanismos que garantam a custódia dos presos, no universo de mais de 3.800 pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias Estado.”
Fonte: Jornal da Parnaíba