A pedra fundamental da Cidade Judiciária Evandro Lins e Silva foi lançada na tarde da última quinta-feira, em Parnaíba, que é terra natal do grande jurista, escritor e homem público Evandro Lins e Silva.
A iniciativa de criar o novo espaço foi tomada pelo prefeito Florentino Neto (PT), a partir da movimentação encabeçada pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, que dedicou a IX edição do Prêmio AMB de Jornalismo a Evandro, como parte das homenagens ao centenário de nascimento desse ilustre nordestino.
Entre os convidados e representando a Associação dos Magistrados Brasileiro esteve o vice presidente da AMB, o desembargador Raduan Miguel, que também é vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima. O magistrado elogiou a iniciativa do poder público em facilitar e aproximar o judiciário da população.
O poder judiciário esteve representado na solenidade, por advogados, promotores e juízes. Entre as autoridades políticas, deputados e senadores, entre eles, Wellington Dias, Ciro Nogueira e João Vicente Claudino, Rejane Dias, Assis Carvalho e Paes Landim.
O Tribunal de Justiça do Estado do Piaui (TJPI) está dentre os órgãos que já confirmaram instalação do Fórum e do Juizado Especial Cível e Criminal no espaço disponibilizado pela Prefeitura. A Comarca de Parnaíba é a segunda mais importante do estado. Portanto, o novo complexo vem ao encontro dos interesses dos habitantes de Parnaíba e municípios vizinhos, da Magistratura e do Poder Judiciário do estado, como ressaltou o Presidente da subseção OAB de Parnaíba, Ricardo Mazulo.
A Cidade Judiciária será localizada na Avenida Francisco Borges Machado, no Bairro Senador Alberto Silva, de fácil acesso para a população. A área total, de 55 mil metros quadrados, irá abrigar, dentre outros órgãos, o Fórum de Parnaíba (do TJPI), o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, além das Varas Federais da Justiça do Trabalho.