TCE-PITribunal de Contas do Estado do Piauí divulgou uma lista com aproximadamente dois mil nomes de ex-gestores municipais condenados pelo plenário da corte de contas e que estão incluídos na Lei da Ficha Limpa. A lista é a mesma que será encaminhada no ano que vem para o Tribunal Regional Eleitoral analisar os nomes que ficarão impedidos de concorrer a cargos de prefeito e vereador no ano que vem.

O levantamento é resultado das condenações por prestação de contas reprovadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos, em razão de decisões já transitadas em julgado perante o TCE-PI. No total, mais de 2 mil nomes ocupam a lista, que além de ex-prefeitos e presidentes de Câmaras, tem também ex-secretários de educação, saúde, assistência social e outros ex-ocupantes de cargos municipais.

O Tribunal de Constas informou que a lista será atualizada periodicamente até as eleições do ano que vem. A lista deve influenciar na escolha de nomes para candidaturas a prefeito e vereador nas cidades do interior do Estado. Em Teresina, nenhum secretário municipal ou ex-prefeito foram condenados por irregularidades em prestação de contas nos últimos oito anos. Muitos gestores aparecem na lista por mais de uma condenação. Já há municípios que não possuem nenhum nome na lista.

Fonte: Jornal O Dia