Visando ampliar conhecimentos e divulgar as normas quanto à Lei 6042/2010 de incentivo à irrigação, está sendo realizada no Centro de Treinamento do Emater, na BR 343, uma série de palestras proferidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Emater e Eletrobras, durante esta quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

O Estado do Piauí é o único no Brasil que oferece subsídio para irrigantes com descontos de 30% a 90% na conta de energia elétrica. “Em todo o Estado são 160 municípios beneficiados, sendo 4.600 beneficiários diretos. Somente em outubro do ano passado foi descontado R$ 1.370.000,00, que foi considerado o pico de consumo do programa”, explicou o secretário da SDR, Rubem Martins.

Paralelamente ao projeto de irrigação, o evento tratará da Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a energia verde, que trata de redução de valores no horário de 20h30 às 6 horas, com um contador inteligente que faz duas medições sendo que, de acordo com Rubem Martins, o governador Wilson Martins já está solicitando à Presidência da República que o horário do benefício seja estendido para até às 12h, já que o horário de maior irrigação é pela manhã.

O evento foi aberto por Rubem Martins, seguido de palestra do coordenador de Irrigação da SDR, Sérgio Alencar. Durante esta quarta-feira ainda acontecerá palestra dos representantes do Emater e Eletrobras e, na quinta-feira, acontecerá palestra do representante da Semar.