As fortes chuvas que se abateram sobre Parnaíba desde as primeiras horas desta quinta-feira (21) deixaram um rastro de destruição em várias bairros. Ruas ficaram alagadas, famílias desalojadas e outras desabrigadas. A chuva que começou já na madrugada teve prosseguimento durante o dia, mas foi à noite que o caos se instalou quando uma forte chuva que iniciou no fim da tarde entrando pela noite que durou cerca de 10 horas seguidas, deixou vários pontos alagados e famílias desabrigadas na Vazantinha e Fazendinha, na Ilha Grande de Santa Isabel.
Na beira rio os bares e restaurantes do Calçadão Cultural e da Avenida Nações Unidas, no Bairro do Carmo, ficaram alagados causando prejuízos aos empresários. O bairro São José também foi bastante afetado: casas ficaram alagadas e o muro do Colégio José Narciso, abandona há alguns anos, desabou.
Na avenida Nações Unidas, em frente a Capitania dos Portos do Piauí, o calçadão de concreto desmoronou e ameaçava a queda de um poste que precisou da intervenção da Equatorial para fazer o desligamento da energia.
Segundo dados da meteorologia apurados por volta das 19 horas desta quinta-feira (21), a precipitação pluviométrica já havia registrado 266 milímetros nas últimas 24 horas, números equivalentes a um mês de chuvas, a maior já registrada desde 1972. A previsão para esta sexta-feira (22) é de mais chuvas no litoral piauiense.
A Prefeitura Municipal de Parnaíba decretou Estado de Emergência por conta dos estragos causados pelo temporal. As equipes da Defesa Civil, Seinfra e Sedesc da prefeitura passaram o dia e a noite atuando nos bairros mais afetados e também prestando socorros às famílias desalojadas e desabrigadas.
Fonte: Jornal da Parnaíba