A sequência de derrotas do judô brasileiro continuou nesta sexta-feira no Mundial da Rússia. O veterano Tiago Camilo, de 32 anos, decepcionou nesta madrugada. Campeão mundial em 2007, o paulista foi eliminado logo na luta de estreia em Chelyabinsk. Ele caiu diante do sérvio Dmitri Gerasimenko, número 112 do ranking dos médios (90kg). Quem lutou bem, mas também está fora da disputa é Bárbara Timo. A carioca venceu o primeiro combate, mas não resistiu à bicampeã mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Yuri Alvear.
– Fico muito triste em ter perdido na primeira luta. Mais ainda por não ter feito o que estava proposto a fazer, buscar medalha. Tive muita dificuldade com a pegada e não consegui reverter a situação. Ele conseguiu pontuar no primeiro minuto de luta e depois bloqueou minha pegada – disse Tiago, duas vezes medalhista olímpico.
A esperança brasileira nesta sexta-feira é com Mayra Aguiar. A gaúcha está nas semifinais. Ela venceu a italiana Assunta Galeone, a espanhola Laia Talarn e a russa Alena Kachorovskaya. Agora, encara a americana Kayla Harrison na semi.
Depois de ser cortado do Mundial do Rio por conta de uma lesão no ombro, Tiago Camilo voltou a competir em abril desse ano. Venceu o Pan-Americano de Guayaquil e ficou com a prata no Grand Prix de Havana. A expectativa era de uma boa participação em Chelyabinsk. Mas não foi o que aconteceu. Apático na luta contra Gerasimenko, o campeão mundial de 2007 levou uma punição logo no começo do combate. Sofreu um yuko em seguida e não teve poder de reação. Os minutos foram passando, o sérvio recebeu duas punições e travou as ações do brasileiro. Mais baixo que o rival, o uchi-mata, golpe forte de Camilo, não era eficiente. O cronômetro zerou, e o Brasil perdeu mais uma chance de medalha na Rússia.
Já a estreia de Bárbara foi em grande estilo. A carioca, atleta do Flamengo, precisou de apenas 57 segundos para passar pela sul-coreana Hye Jin Jeong. Com um belo seoi-nague, conseguiu um ippon e avançou para as oitavas de final.
Mas na sequência ela encontrou a experiente colombiana pelo caminho. Contra Alvear, Bárbara começou bem, aplicou um yuko no contra-ataque, mas não conseguia impor sua pegada. A adversária, então, explorou isso e forçou punições seguidas para a brasileira, que não conseguia reagir. Com 30 segundos para o fim, Alvear conseguiu um wazari e venceu o combate e foi às quartas.
O SporTV transmite o Mundial da Rússia ao vivo. As finais acontecem às 8h (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha os brasileiros nas finais em Tempo Real.
Fonte: Globo Esporte