O Governo do Estado do Piauí fará novas nomeações para o cargo de delegado e perito. As nomeações visam cumprir as determinações feitas pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI). Wilson Martins anunciou nesta segunda-feira (20), que serão convocados nos próximos dias mais quatro novos delegados que foram aprovados no último concurso público e 15 novos peritos criminais e mais 60 candidatos aprovados em concurso público entre agentes e escrivães que farão o curso na Academia de Polícia.
A Secretaria de Segurança do Estado ficará responsável pela lotação dos novos delegados e peritos. Dois delegados serão lotados na região sul do Estado e dois na região norte. Os peritos contratados serão na área de informática, física, farmácia e medicina legal, e deverão atuar no Instituto de Criminalística.
Parnaíba conta apenas com um médico legista, segundo o delegado regional de Polícia Civil, Alfredo Cadena Júnior, é necessário, no mínimo, mais três para atuar no posto do Instituto de Medicina Legal (IML), com inauguração prevista para novembro deste ano. Mesmo quanto o IML começar a funcionar não vai dispor de perícia criminal para investigações mais complexas, somente alguns exames de corpo de delito serão realizados.
Em 2012, o Governo do Estado nomeou 10 delegados da Polícia Civil e 30 novos agentes penitenciários, somando no último ano mais de 80 novos agentes destinados aos presídios do Estado, o que ainda não é suficiente.