A dedicação ao trabalho e a busca por uma melhor qualidade de vida são características marcantes do cidadão parnaibano. No entanto, a cidade ainda enfrenta desafios econômicos, especialmente no que diz respeito à remuneração de seus trabalhadores. De acordo com os dados do último censo do IBGE, realizado em 2022, a renda mensal média formal do trabalhador de Parnaíba é de R$ 2.161,60, o que corresponde a 1,8 salário mínimo. Esse valor ainda está abaixo do considerado ideal para suprir as necessidades básicas de uma família, indicando a persistência de desigualdades econômicas na cidade.

Segundo o economista Tiago Sayão, esse cenário pode ser explicado pela estrutura do mercado de trabalho formal em Parnaíba. “O trabalho formal, você está pegando aquelas pessoas que trabalham pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e também aquelas pessoas que atuam no regime de servidão pública. Dito isso, é um universo bem reduzido, e se a gente comparar principalmente na cidade de Parnaíba aqueles que atuam na administração pública, isso faz com que haja esse valor de salário”, afirmou Sayão.

Embora Parnaíba (PI) tenha experimentado uma expansão das atividades econômicas, o retorno para os trabalhadores formais em termos de salário ainda é insatisfatório. Para melhorar a situação, o economista destaca a necessidade de ações específicas, como a qualificação profissional, o incentivo à formalização do trabalho e a atração de empresas que ofereçam salários mais compatíveis com o custo de vida local.

“Se a gente for avaliar o saldo líquido do trabalho formal no município de Parnaíba, você vai ter atividades como comércio atacadista, comércio varejista, vendas de veículos, arte, recreação, pesca e aquicultura. Então essas atividades apresentaram, no ano de 2024, o maior saldo líquido de contratações no emprego formal”, explicou Sayão.

Parnaíba, situada no litoral piauiense, é o principal município da região metropolitana e uma referência para o norte do estado em diversos aspectos, como turismo, infraestrutura, patrimônio histórico e cultural, além de sua economia em crescimento. A cidade, entretanto, precisa continuar atraindo investimentos que possam gerar empregos de qualidade e novas oportunidades para sua população.

Com sua rica história, cultura vibrante e beleza natural exuberante, Parnaíba possui um futuro promissor. Destacando-se como um importante polo turístico e econômico do Piauí, a cidade tem o potencial de se desenvolver ainda mais nas próximas décadas, trazendo melhores perspectivas de renda e qualidade de vida para seus habitantes.