(Foto: Paulo Barros/CCom)

Um jogo eletrizante. Na briga pela liderança e pela Taça Estado do Piauí, dada ao campeão do primeiro turno do Campeonato Piauiense, River-PI e Parnahyba fizeram uma partida cheia de oportunidade do começo ao fim.

E, com o apoio da torcida, melhor para o Galo, que venceu o Tubarão por 3 a 1 no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, na noite deste sábado (9).

O resultado, no entanto, ainda não garante o título ao River-PI. O time de Edson Porto vai aos 14 pontos e assume a liderança do Piauiense, mas pode perdê-la para o Flamengo-PI. A Raposa, que está na segunda colocação, enfrenta o Cori-Sabbá na segunda-feira (11), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Já o Parnahyba cai para terceira posição do Estadual com 11 pontos.

Os três primeiros gols da partida foram marcados com menos de dez minutos de jogo. Kamar e Totty balançaram as redes para o River-PI. Eridon descontou para o Parnahyba. E, no final do segundo tempo, Kamar apareceu mais uma vez e garantiu a vitória tricolor.

Líder provisório do Campeonato Piauiense, o River-PI volta a campo no dia 18 de março, quando enfrenta o Cori-Sabbá no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Parnahyba, por sua vez, entra novamente em campo no próximo sábado (16), contra o Barras, no Estádio Mão Santa, em Parnaíba.

Três gols em dez minutos

Jogando em casa, o River-PI foi para cima desde o início e o primeiro gol não demorou a sair. Com apenas quatro minutos de bola rolando, Totty levantou da direita e Anderson Kamar subiu livre para cabecear firme e abrir o placar para o tricolor.

Anderson Kamar sobe mais que a defesa do Parnahyba e, de cabeça, abre o placar para o River-PI no Lindolfo Monteiro pela sétima rodada do Piauiense (Foto: Paulo Barros/CCom)

O gol não diminuiu o ímpeto ofensivo do Galo e, três minutos depois, o time ampliou. Thiago Marabá cruzou da direita, Anderson Kamar errou o domínio e a bola sobrou para Totty, que da entrada da área arriscou de esquerda e marcou o segundo do tricolor.

No eletrizante início de jogo no Lindolfo Monteiro, o Parnahyba diminuiu aos nove minutos, quando Rian bateu falta da direita e Eridon subiu mais que a defesa riverina e cabeceou no ângulo esquerdo de Robinho.

Também de bola parada, o River-PI quase fez o terceiro aos 19: Totty cobrou falta da esquerda e Anderson Kamar desviou de cabeça, assustando o goleiro Rodrigues. A resposta azulina aconteceu seis minutos depois, quando Rian fez grande lançamento da intermediária e encontrou Daniel nas costas da defesa tricolor. O camisa 7 do Tubarão avançou e da entrada da área bateu cruzado, mandando muito perto do gol de Robinho.

Em grande tarde, Totty voltou a aparecer aos 33. Da intermediária, o lateral direito riverino cobrou falta venenosa e Rodrigues fez uma defesa estranha, mandando para escanteio. Três minutos depois, a vida tricolor ficou ainda mais tranquila, quando Totonho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso por Afonso Amorim de Sousa.

Melhor no primeiro tempo, o River-PI voltou a assustar a meta do Parnahyba em três oportunidades após os 40 minutos, primeiro com Jó cobrando falta, depois com Chicão arriscando de fora da área e, por fim, com Totty também batendo falta.

Parnahyba pressiona, mas Kamar decide para o River-PI

Depois de perder Totonho no primeiro tempo, Paulo Moroni resolveu mudar o Parnahyba na segunda etapa, mandando a campo o lateral direito Barata e o atacante Puxinha e sacando o meia Idelvando e o atacante Zé Rodrigues. Sete minutos depois da volta do intervalo, o Tubarão viu o jogo ficar também com 10 jogadores em campo, depois de Afonso Amorim de Sousa expulsar o zagueiro Jó.

A expulsão do capitão riverino deu um novo gás para o Parnahyba, que quase empatou aos 13, quando Puxinha arriscou de fora da área e viu Robinho fazer uma grande defesa. Quatro minutos mais tarde, o Tubarão voltou a assustar: Barata bateu falta da entrada da área e mandou muito perto da meta tricolor. Também de falta Rian chegou bem perto de balançar as redes aos 18.

A resposta do River-PI, dois minutos mais tarde, veio depois de grande trama ofensiva do meio tricolor: Maranhão recebeu na ponta esquerda e rolou para Thiago Marabá, que bateu fraco e desperdiçou grande oportunidade.

Melhor em campo desde a expulsão de Jó, o Parnahyba ficou muito perto de empatar aos 27 minutos, quando Rian cruzou da esquerda, Fabinho se enrolou com a bola e Puxinha soltou a bomba para mais uma grande intervenção do goleiro riverino Robinho. A pressão azulina se manifestou novamente aos 33: Diego Capela cobrou escanteio da esquerda e Puxinha cabeceou e viu Robinho voar para mandar para escanteio.

O River-PI só assustou no segundo tempo aos 39, quando William Costa recebeu bola nas costas da defesa azulina e soltou a bomba para boa defesa de Rodrigues. Um minuto depois, Anderson Kamar fez a torcida tricolor sorrir novamente: depois de grande jogada individual de Thiago Marabá, o camisa 9 arriscou de fora da área e mandou a bola no ângulo esquerdo de Rodrigues e fechou o placar em 3 a 1 para o Galo.

Flávio Meireles/Globoesporte.com