Imagens enviadas por Vicente de Paula Araújo Silva ¨Potência”

O conjunto musical denominado Piratas do Rítimo, existiu em Parnaíba no século passado capitaneado pelo maestro Anastácio Magalhães  de saudosa memória. Durante a sua existência  estiveram em sua composição hábeis instrumentistas que concorreram para a otimização do seu conceito no cenário musical dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Por ele passaram os músicos Raimundo Eliziário, Chico Eliziário, Domingos Cunha  Sebastião, Nobre,  Amorim, Louro,  Totonho e a cantora Olga Maria. Hoje, dos músicos mencionados apenas estão vivos:  Chico Eliziário, Domingos Cunha , Nobre e Olga Maria.

Aliás, Chico Eliziário  após residir no Rio de Janeiro por muitos anos, retornou a Parnaíba e com Domingos Cunha e o medico Costinha passou a reunir em sua residência no Macacal uma plêiade de notáveis instrumentistas,  fazendo ressurgir na cidade o tradicional Chorinho, gênero musical que existia em desde o seu nascimento no Rio de Janeiro no século passado. Entre eles alguns se foram e estão no além,como Mundico Baquil, Beja Canjica, Chiquinho Sorveteiro, Zequelé, Josias Sapateiro e Sansão.

Atualmente, na mesma casa do hoje Bairro de Fátima reúnem-se sempre aos domingos remanescentes da chamada “turma do chorinho” dentre os quais destacam-se  Assis Canjica, Mendonça do Cavaquinho, Renildo da Viola, Capitão Rocha, Tonhão, Lulu, Barata e, vez por outra, visitantes como Vitor Couto, Gregório Freitas, Manga, Raimundo Panela, Capitão Zezico,  Velho Moço, este escriba e alguns jovens amantes de um bom samba e velho chorinho. Tudo isso, sob o olhar cativante e batuta do “VELHO CHICO” que aos 92 anos de idade, comemorados domingo p.p. com muita música na intimidade dos amigos e seio familiar ampliado com as presenças de suas irmãs vindas do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mas, lembrando  “Os Últimos Piratas”, hoje é dia de aniversário do mais  importante  de todos os  instrumentistas  desta nossa Parnaíba, o querido Maestro Domingos Cunha,  que mesmo enfermo após grave acidente na Avenida São Sebastião, experimenta uma boa recuperação já ensaiando na sua expressão algumas músicas do seu vasto repertório. Parabéns a esses “Últimos Piratas   muito bem denominados no DVD produzido pelo emérito professor Vítor Couto.

Por Vicente de Paula Araújo Silva ¨Potência”