A primeira turma de paratletas no Piauí, através do Programa de Comprometimento Gratuidade (PCG) do SESC, começou na quarta-feira (16/08), trata-se de uma turma de natação exclusiva para Pessoas com Deficiência (PcD) físico-motora. O Projeto Formação Paratletas em Parnaíba será desenvolvido no SESC Beira Rio e acolheu dez pessoas que passaram por processo de seleção criterioso. Um incentivo ao esporte e ao atletismo.

A Atividade de Desenvolvimento Físico-Esportivo voltado a Natação para Pessoas com Deficiência é resultado de um esforço do SESC-PI, seguindo diretrizes nacionais, em favor da dignidade e para fomentar o esporte, incentivar a prática regular de atividades físicas e promover a integração social nas competições, por exemplo.

As dez pessoas que venceram a seleção terão apoio para participação em eventos desportivos, além do treinamento e preparo adequado. Os alunos vão aprender técnicas de Natação e receberão uma bolsa paratleta. Para o futuro atleta, este é um momento de início de ciclo na carreira esportiva. A Bolsa Paratletas é grande incentivo ao esporte e a inclusão com vista nos melhores resultados de pessoas com deficiência físico-motoras e que não se limitam a esta condição.