A TV Costa Norte afiliada a TV Cultura, em Parnaíba e região, e o Portal Costa Norte, firmaram parceria com Grupo Meio Norte de Comunicação, para transmitirem em cadeia, nesta terça-feira (16) à partir das 20h o primeiro ‘Debate Meio Norte’ com todos os candidatos ao Governo do Piauí.

Participarão do confronto de ideias os nove candidatos que disputarão o pleito, são eles: Silvio Mendes (União Brasil), Rafael Fonteles (PT), Gessy Lima (PSC), Coronel Diego Melo (PL), Madalena Nunes (PSOL), Ravenna Castro (PMN) Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU), e Lourdes Melo (PCO).

Candidatos ao Governo citam expectativa para o primeiro debate - Foto: Divulgação

Debate na Rede MN terá 4 blocos. 

Segundo o coordenador de programação da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, o debate será apresentado pelo jornalista Ieldson Vasconcelos, com suporte jurídico de um advogado especialista em Direito Eleitoral e ainda três membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em 4 blocos, os candidatos terão a oportunidade de expor suas propostas. “No primeiro bloco, vamos manter algo que já foi uma inovação nossa, que é a figura do comentarista”, explica Monturil, declarando que nesta etapa, cada candidato estará em sua bancada.

Conforme o regulamento, haverá o sorteio do candidato que fará a primeira pergunta e escolhe quem vai responder. “A partir daí, aquele que responde, automaticamente, fará a pergunta seguinte escolhendo um candidato que ainda não perguntou e nem respondeu. No final, o último a responder, fará sua pergunta ao primeiro que perguntou.

Um diferencial nesse bloco é que um candidato pergunta, outro responde e um terceiro, escolhido por quem pergunta, comenta a resposta.

No segundo bloco, os candidatos poderão se movimentar mais, interagir com as câmeras. Haverá mais liberdade gestual. Neste bloco, também haverá sorteio do candidato que fará a primeira pergunta e ele escolhe quem vai responder.

Neste bloco, o candidato terá direito a uma réplica, o que responde terá direito a uma tréplica. Na sequência, o que perguntou fará a quadrúplica e o que respondeu fará a quintúplica.

Segundo Marcos Monturil, neste bloco, os candidatos estarão no centro e fora a resposta de um minuto, todos os tempos serão de 30 segundos. “Será um debate dinâmico, com falas e proposições rápidas em que os candidatos devem expor suas ideias com objetividade”, afirma, declarando que será um debate marcado pelo dinamismo.

No terceiro bloco, segue o mesmo formato de sorteio e nesta etapa, haverá espaço para pergunta de 30 segundos, resposta, réplica e tréplica com um minuto cada.

O quarto bloco será destinado para as considerações finais com um minuto para cada candidato.

O primeiro debate com todos os candidatos ao Governo será realizado dia 16, a partir das 20h, no auditório Carlos Jansen.

 

Com informações de: Rede Meio Norte