UESPI Campus Parnaíba (Foto: Divulgação)

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira, recebeu três selos que asseguram a qualidade do curso de Direito nos Campus Picos, Parnaíba, Torquato Neto e Clóvis Moura. O certificado é entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apenas aos melhores cursos do país e a Uespi foi a única instituição do Brasil a receber três selos ao mesmo tempo.

A entrega dos selos foi feita pela Ordem, no Conselho Federal da OAB, em Brasília no último dia 19 de Abril.

“A Universidade e os alunos estão de parabéns. Para a Uespi, os selos têm um significado de suma importância, principalmente porque apenas oitenta e nove universidades do país receberam, destas somente a Uespi recebeu três selos”, destacou o reitor.

Para Eduardo Diniz, conselheiro seccional da OAB e membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica, “essa premiação é uma forma de incentivo e representa para a universidade um compromisso em manter o padrão no sentido de buscar melhorar cada vez mais, visando a qualidade do ensino para os alunos”. Ele acrescenta que os critérios para a seleção das universidades são objetivos, e estão relacionados ao Exame da Ordem e à pontuação do Enade, e depende muito empenho dos alunos.

Para o aluno Bruno Cortez, estudante do 7º período de Direito do campus Torquato Neto e que está ao lado do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, esse selo concedido pela OAB nacional “é o reconhecimento por todo o esforço dos alunos ao longo da árdua jornada universitária. Estar entre os melhores do país aumenta a nossa autoestima e incentiva o incremento de melhorias”, declarou o acadêmico.

Conselho

O reitor aproveitou a viajem à Brasilia para se reunir  com o conselho da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na Câmara dos Deputados, onde apresentou-se durante uma discussão acerca do Plano Nacional de Educação focada no ensino superior.

Carlos Alberto Pereira também participou de uma reunião com reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil, no Senado Federal, onde  apresentou um projeto para implementação de recursos financeiros por parte do Governo Federal para as Universidades Públicas.

Destaque

Os alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí tem muito o que comemorar. Somente no campus da cidade de Corrente (PI), a quase 900km da capital Teresina, foram cinco aprovados no Exame da Ordem e dois aprovados para Juizado Especial Cível e Criminal de Corrente: André Rocha de Souza, da turma de 2009, para o cargo de juiz leigo, e Avelino de Negreiros Sobrinho Neto, da turma de 2011, para juiz conciliador.

Larysse Mycelles, Assessora Jurídica Especial do gabinete da reitoria da Uespi, também foi aprovada, recentemente, no concurso para juíza leiga no Juizado Especial da Comarca de José de Freitas e para ela, a contribuição da Uespi foi a oportunidade da aplicação de seus conhecimentos do curso de Direito. Ela trabalha na Procuradoria Jurídica da Uespi e também na assessoria especial do gabinete da reitoria.

“Os sucessos obtidos nos exames da OAB e em concursos públicos têm feito o nosso diferencial. Atribuímos os méritos aos colegas professores, a responsabilidade e dedicação dos nossos destemidos e heroícos alunos, que apesar dos problemas enfrentados, honram e dignificam com esmero o nome de toda a Universidade Estadual do Piauí”, afirmou a coordenadora do curso de Bacharelado em Direito em Corrente, Nehandeara Nazira Nogueira Guerra.

Também no campus Clóvis Moura, situado no bairro Dirceu em Teresina, o curso se destaca pelo grande número de aprovações no Exame da Ordem. Professores e alunos demonstraram dedicação e com isso, conquistaram o primeiro lugar no Piauí, como afirma o professor Daves Ferreira, coordenador do Curso de Direito. “Foi uma conquista coletiva dos professores, alunos, administração e reitoria. Isso mostra o reconhecimento de muito trabalho e esse prêmio incentiva-nos a lutar mais pela qualidade do ensino”.

Segundo Ramon Izidoro, estudante do curso de Direito do campus Clóvis Moura, “nesse contexto de dificuldades, o primeiro lugar na OAB no último exame de 2011 trouxe um reconhecimento esperado e principalmente almejado”.

Recentemente, foi inaugurado no campus Torquato Neto um novo e moderno Núcleo de Prática Jurídica que vai contribuir no sentido de aliar a teoria da sala de aula à prática jurídica. “Os alunos superaram todas as dificuldades, pois muitos deles já estão no estágio, mesmo assim alcançaram o êxito de serem aprovados, o que engrandece o nome da Instituição. Isso fará com que o nome da Uespi seja conhecido por todo país”, exaltou a coordenadora do curso Direito do campus Torquato Neto, Maria de Luz.

Os alunos do curso elaboraram um slogan para uma camisa que, segundo Rômulo Tataia, aluno do 3º período do campus Torquato Neto, se deve a conquista dos estudantes que conseguiram colocar o curso de Direito da Uespi entre os melhores do país.

“A Uespi obteve essa vitória espetacular nos três campus: Teresina, Picos e Parnaíba, sendo que o Clóvis Moura, no último exame da Ordem, ficou em primeiro lugar no Piauí. Ou seja, a Uespi mesmo com todas as dificuldades mostra sua força para a sociedade”, declarou Rômulo Tataia.

Informações ProParnaíba