3

A IES promoverá uma cooperação científico, tecnológico e cultural entre os órgãos mencionados e hospital alemão.

A administração superior da Universidade Estadual do Piauí, representada pelo reitor Nouga Cardoso Batista, pelo pró-reitor Geraldo Eduardo da Luz e pelo vice-diretor do CCS, Vinicius de Oliveira, reuniu-se nesta terça (10) com a vice-governadora do estado do Piauí, Margarete Coelho, e representantes da Secretaria de Saúde, da Universidade Federal do Piauí e da Associação Probrasil. O encontro teve o objetivo de acertar detalhes para a assinatura do termo de cooperação científico, tecnológico e cultural entre os órgãos mencionados e o UKB, hospital alemão referência em traumas.

De acordo com a vice-governadora, projetos como esse são necessários devido ao alto índice de traumas decorrentes de acidentes no estado, que são muito superiores à média mundial e inclusive a brasileira. “Nós, a cada ano, perdemos uma quantidade enorme de pessoas, que vão a óbito ou que ficam sequeladas por questões relacionadas a traumas, sendo estes provocados por acidentes, e nós estamos nessas tratativas buscando a formalização de um protocolo com a Alemanha para essa troca de informações, tecnologia e treinamento de pessoal”, relatou Margarete Coelho.

O convênio, segundo o reitor Nouga Cardoso, inclusive já foi firmado anos atrás com a Uespi, possibilitando intercâmbio de médicos alemães e piauienses, e agora será reativado. “Nossa perspectiva é de melhor formarmos os profissionais da área de saúde que realizarão cirurgias e acompanhamentos de pessoas com de traumas ortopédicos. A Uespi mais uma vez atende o chamamento do Governo do Estado para a boa contribuição na formação de médicos, e acredito que já no segundo semestre estaremos com esse intercâmbio novamente em pleno funcionamento”, afirmou o reitor.

A associação Probrasil será a responsável por intermediar os processos necessários para o sucesso do intercâmbio entre o UKB e as universidades piauienses, providenciando inclusive intérpretes para os profissionais alemães que se instalarem no Piauí. O presidente da associação, Uwe Weibrecht, também relembrou o intercâmbio previamente existente com a Uespi. “Desde o início, nós propomos a introdução de parceiros internacionais, neste caso o hospital de traumas, o melhor neste quesito na Alemanha, como parceiro científico o e técnico. Faz um ano e seis meses que tivemos uma cooperação prática vinculada com o Hospital Justino Luz, em Picos, e é muito importante essa troca pra produzir conhecimento e ideias para a prevenção dos traumas”, finalizou.

Fonte: Ccom