A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) anunciou que vai realizar um concurso público para a contratação de 21 professores efetivos, distribuídos em 13 áreas do conhecimento. O edital deve ser publicado até o fim de 2025, segundo informou o reitor da instituição, João Paulo Sales Macedo.

As vagas serão destinadas a cursos já existentes, preenchendo cargos que ficaram abertos após aposentadorias, falecimentos e criação de novos postos. O processo seletivo deverá contemplar reserva de vagas para ações afirmativas, seguindo os percentuais previstos em lei, contemplando negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Além das informações sobre as áreas, o edital vai detalhar remuneração, titulação exigida e etapas de seleção. A universidade também pretende abrir um novo concurso para servidores técnico-administrativos em 2026, aguardando autorização do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

De acordo com o reitor, a UFDPar projeta ainda a contratação de 29 novos docentes até 2027, voltados para os cursos de Inteligência Artificial e Música, que devem iniciar suas primeiras turmas em 2026. As admissões ocorrerão de forma gradual, conforme a liberação de vagas pelo MEC.

As áreas contempladas neste primeiro edital incluem Biologia, Biomedicina, Direito, Economia, Engenharia de Pesca, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Letras (Inglês), Libras, Medicina, Psicologia e Turismo, totalizando 21 vagas.