Assinatura de Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e UNICEF (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

A União das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira (25), os primeiros dados do levantamento realizado em 85 municípios piauienses sobre a alfabetização de crianças. A avaliação é parte do Programa Palavra de Criança, que em um ano de parceria com o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), já obtém resultados expressivos.

Dos municípios analisados pelo Unicef, os 21 com melhores resultados em leitura e escrita recebem certificação do organismo, reconhecendo seus esforços em prol do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

“Com apenas um ano de parceria com o Governo do Piauí, que investiu inicialmente R$ 1,6 milhão com recursos próprios, conseguimos elevar os índices de alfabetização no Estado”, explica Rui Aguiar, coordenador do Unicef. “Hoje, 55,6% das crianças que terminam o terceiro ano do Ensino Fundamental têm leitura adequada para idade e série que estão cursando, um número significativo comparando com índices anteriores obtidos em avaliações semelhantes”, ressalta.

Para o secretário da Educação, Átila Lira, esse resultado é apenas consequência de um esforço conjunto e permanente do Governo. “Estamos investindo na educação desde as séries iniciais até a conclusão do Ensino Médio. Alfabetizando nossas crianças na idade certa estamos promovendo uma verdadeira transformação educacional e social. O governador Wilson Martins é sensível a esta causa e se mostra inteiramente disposto a colocar a Educação no patamar que ela merece”, afirma.

Rui Aguiar revela que foram avaliados cerca de 13.500 alunos, em 1.189 escolas. “Tivemos municípios com o índice de alfabetização chegando a quase 90%, um salto de qualidade que não teríamos conseguido sem o esforço do Governo do Estado que vem realizando um trabalho diferenciado do restante do país”, completa Rui.

Fonte: piaui.pi.gov.br