A Saúde em Parnaíba ganhou um importante impulso com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia que foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (02/05) no centro da cidade. Na ocasião, as autoridades descerraram a placa de inauguração da Unacon. O momento foi resultado de um longo trabalho e esforço contínuo das esferas governamentais, mas uma importante iniciativa da Prefeitura de Parnaíba, de onde partiu o esforço primeiro.

descerramento da placa

Os avanços educacionais e o esforço gerencial político, da iniciativa privada e púbica tem assegurado importantes progressos na saúde da região. A implantação de uma unidade de alta complexidade para tratamento do câncer foi uma bandeira levantada pelo Prefeito Florentino, que desde o início de seu governo se empenhou em busca de parcerias e articulações.

O processo de descentralização do tratamento do câncer vai beneficiar ais de 30 municípios vizinhos, já que os pacientes não precisarão fazer grandes deslocamentos em busca do tratamento oncológico. O repasse de verba anual para prestação gratuita do atendimento à população foi possível quando o deputado federal Marcelo Castro deu adianto a várias documentações quando era Ministro da Saúde. Segundo ele, haviam processos parados desde 2010 e com sua intervenção, o Piauí foi beneficiado.

marcelo castro

Após quase quatro anos de articulações da gestão municipal de Parnaíba junto a outras esferas de governo e a iniciativa privada, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia se tornou realidade. Os serviços serão prestados pela Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância de Parnaíba e pela Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer; portanto, o Hospital Marques Basto e a Clínica João Silva Filho.

autoridades

Após as inaugurações, as autoridades realizaram a visitação as estruturas físicas das duas clínicas que vão prestar o serviço para a população, que vão assegurar resultados na saúde com reflexos na economia; pois 70 % dos casos de câncer poderão ser tratados em Parnaíba.

visitaçãoPor Daniel Santos