Com o avanço da vacinação no Piauí, o número de casos e óbitos por Covid-19 tem apresentado redução, o que levou o Governo do Estado a entender que é possível acontecer o retorno seguro dos estudantes às salas de aula em todo o território piauiense. Apesar disso, as instituições públicas de ensino superior por aqui não retornarão às atividades nessa modalidade por enquanto. É que mesmo com o decreto estadual que libera o retorno das aulas presenciais, as universidades públicas existentes no Piauí só devem retornar com as aulas no ambiente escolar em 2022. “O nosso período de 2021.1 que se iniciará 9 de novembro, ele irá avançar no início de 2022 e só então, após esse período, quando o novo calendário acadêmico for aprovado é que nós teremos realmente uma definição de retorno presencial”, disse Eyder Rios, diretor da UESPI Campus Parnaiba. 

 

Na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), as salas de aula permanecerão vazias, com previsão de retorno gradual também no ano que vem, o que de acordo com o reitor assegurará mais segurança higiênico sanitária aos estudantes da instituição. “A universidade já vem se preparando. Quando as aulas remotas voltaram, as aulas práticas ficaram suspensas, por conta de que a vacinação estava se iniciando. Houve todo o afastamento, a necessidade de isolamento, e a universidade vem trabalhando junto à Secretaria Municipal [de Saúde], estadual, para que os alunos que estavam aptos a estar no campo de prática nos estágios supervisionados pudessem ser colocados como prioridade na vacinação. A gente tem interesse de que toda a população se vacine, nossos alunos também adiantem a vacinação para que a gente possa ter o retorno presencial em 2022”, destacou Alex Marinho, reitor da UFDPar. 

 

Mesmo com a decisão unânime dos gestores das instituições públicas de ensino superior do Piauí do retorno para o ano que vem – no Instituto Federal do Piauí (IFPI), uma comissão foi montada para tratar do retorno seguro dos alunos ao ambiente escolar no estado, mas cada unidade da instituição tem autonomia para avaliar as condições e decidir sobre a volta às aulas presenciais ainda em 2021. Segundo o professor Marcelo Mesquita, diretor de ensino do IFPI Campus Parnaíba, o Instituto retornará gradualmente este ano, no entanto, a unidade educacional só voltará a funcionar em sua totalidade em 2022. “Nós teremos a partir do dia 20 de outubro o retorno de todos os servidores técnico-administrativos, bem como todos os professores do ensino básico, técnico e tecnológico que possuam funções administrativas, como coordenadores de cursos, coordenadores de pesquisas de instituição. A partir do dia 25 de outubro, nós teremos o retorno das atividades acadêmicas práticas. Algumas outras disciplinas poderão retornar, mas terão que ser discutidas pelo colegiado de cada curso”, explicou.