Conhecido nas regiões Sul e Sudeste como benjamin, e aqui no Nordeste como “T-extensão” – o extensor de tomadas pode oferecer riscos tanto à vida útil de equipamentos eletrônicos, como à vida das pessoas, isto porque no geral o uso desse multiplicador de tomadas é feito de forma exagerada. 

 

No geral costuma-se ligar vários aparelhos na mesma extensão – com esse uso abusivo pode haver um superaquecimento e consequentemente um curto circuito nos equipamentos ligados ao “T”, podendo ocasionar até mesmo um incêndio.

 

Foi o que provavelmente aconteceu na tarde de ontem em uma oficina de rebobinamento de motores elétricos e transformadores localizada na rua Carlito Cassimiro Feijão, no Bairro Reis Veloso, em Parnaíba, segundo o Corpo de Bombeiros – quando um incêndio de grandes proporções tomou de conta do local após um possível curto circuito em um ventilador ligado a um extensor de tomadas. 

 

Tudo que havia no interior do estabelecimento foi destruído pelas chamas.

 

Tenente Thiago Carvalho em entrevista concedia à TV Costa Norte na manhã de hoje (09).

Segundo o tenente Thiago Carvalho, do Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba, todo cuidado é pouco quando o assunto é usar esse tipo de extensor de tomadas em excesso. “Isso é um perigo de curto circuito, porque há uma sobrecarga, geralmente as pessoas ligam vários equipamentos em uma única extensão e ela superaquece podendo haver um curto-circuito e até o início de um incêndio.”, disse.

 

Por pouco uma residência que fica ao lado do estabelecimento não foi atingida pelas chamas, se não fosse a ação rápida dos bombeiros. Fica o alerta sobre o risco do uso em excesso desse equipamento.