A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de imunização do município iniciou em Parnaíba na manhã da última quinta-feira, dia 06, o plano de ação para a vacinação contra o vírus do HPV, com parcerias das escolas públicas e privadas da cidade. As orientações para os profissionais destas instituições aconteceu no auditório da universidade Estadual do Piauí – UESPI.
A vacinação contra este tipo de vírus tem eficácia comprovada há alguns anos. Com eficácia de 98,8%, a vacina prevê a aplicação de três doses para meninas de 11 a 13 anos, a partir do próximo dia 10 de março na rede do Sistema Único de Saúde – SUS. Essas doses serão aplicadas ao longo dos próximos cinco anos. A segunda dose deverá ser aplicada seis meses depois da primeira. E a terceira cinco anos após a primeira.
O custo da vacinação neste primeiro ano será de R$ 465 milhões. A produção da vacina é resultado de uma parceria para o desenvolvimento produtivo entre o Instituto Butantan e o laboratório farmacêutico Merck, dos Estados Unidos. No Brasil, a aplicação das três doses da vacina na rede particular pode custar mais do que R$ 1 mil.
A vacinação é uma prevenção contra o câncer do colo de útero que é o terceiro de maior incidência em mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto. Segundo o Ministro da Saúde José Henrique Paim, o câncer do colo de útero se trata da quarta maior causa de morte de mulheres no país.