A Campanha de vacinação contra a gripe está perto de encerrar; no entanto, em todo Estado do Piauí, somente 50% do público foi vacinado, o que significa que está abaixo dos outros Estados. Após o prazo de vacinações, as doses ficarão somente disponíveis para crianças que estão na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade. Em Parnaíba, segundo a enfermeira Kelsa Carvalho, a procura ainda está abaixo da expectativa apesar da importância da imunização.

vacinação

Os idosos e pessoas com doenças crônicas foram o primeiro público da campanha, mas o grupo de contemplados se expandiu; porém a procura ainda está longe da meta de 90% de cobertura. Aos 54 anos de idade, o catador de caranguejos Francisco Antônio machado tem diabetes e não perde a chance de se imunizar.

A doméstica Mariane dos Santos recomenda que as mães procurem vacinar seus filhos, pois cuidar é um gesto de amor. O público mais recente de profissionais contemplados são os professores, mas a procura ainda está pouca. Segundo a professora Maria de Lourdes, muitos profissionais não deixam a sala de aula em busca de vacinação e acredita que seja essa uma das causas da baixa procura.

Em Parnaíba deverão ser vacinadas pelo menos 35 mil pessoas, possivelmente a campanha seja prorrogada. A vacina contra a gripe é cara e está disponível ao público-alvo informado pelo Ministério da Saúde. É importante que as pessoas valorizem tal esforço de imunização e prevenção.