Mesmo o Brasil tendo um amplo programa de vacinações, que disponibiliza de forma gratuita as doses a população, está havendo uma redução da procura, o que prejudica as metas de imunização. Em 2016, só foi atingida a taxa de 84% do total do público sendo que deveria ser de 95% no país.

JANAÍLDA FURTADO

A enfermeira Janaílda Furtado, do Setor de Imunização da Prefeitura de Parnaíba, informou que a redução da procura de vacinas pode estar ligada a questões religiosas, a grupos anti-vacina ou negligência por conta do estado de saúde. Ainda destacou o histórico de conquistas na prevenção através da vacinação e defende a procura pela imunização para manter o estado de saúde conquistado.

vacinação (1)vacinação (2)

Nem mesmo a crise econômica afeta o alto orçamento na vacinação que este é ano é de R$ 3,9 bilhões e o Brasil é referência no mundo. Mas quando reduz o número de pessoas vacinadas, aumenta a quantidade das pessoas suscetíveis, bem como a possibilidade de haver um surto de doenças controladas ou erradicadas. É difícil atingir a totalidade de 100% do público a ser vacinado. No entanto, quanto mais próximo desse nível, muito pequena é a chance de um agente infeccioso se proliferar.

Fotos: Pablo Portugal / Reprodução TV Costa Norte

Por Daniel Santos