O Auxílio Emergencial, criado em 2020 para ajudar famílias em todo o Brasil, evitou a fome em muitos lares. O valor anterior do benefício era de 600 reais. No dia 11 de março, o Congresso Nacional se posicionou favoravelmente para a continuidade do programa. 

 

A conhecida PEC Emergencial, que é a proposta de alteração da Constituição que cria mecanismos para conter gastos públicos, liberaria 44 bilhões de reais extras para custear a nova rodada, no entanto, apenas 28,9 bilhões foram aprovados. Com isso, o auxílio emergencial 2021 é limitado a uma pessoa por família, e os valores são menores, o que deixou muita gente preocupada.

 

A nova rodada do auxílio emergencial, que já começou a ser depositada nas contas dos beneficiários esta semana, paga em média 250 reais para os cidadãos em situação de vulnerabilidade. Especialistas afirmam que o valor está muito distante de suprir as necessidades básicas de uma família. 

 

Em Parnaíba, o custo da cesta básica para uma família de quatro pessoas gira em torno de  400 reais. Com a redução do valor do benefício, o provedor da casa fica no impasse entre pagar contas e levar o sustento para o seu lar. Além disso, mesmo com os canais de atendimento virtuais da Caixa, usuários lamentam que nem todo tipo de problema dá pra ser resolvido pelas plataformas digitais do órgão – o que obriga o cidadão a enfrentar as filas lotadas na frente das agências em plena pandemia.