O verão começou oficialmente às 7h02 desta segunda-feira (21) e a previsão no Piauí é de chuvas abaixo da média e temperaturas mais amenas, de acordo com a meteorologia. A estação, que termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021, traz ainda seus característicos dias mais longos e noites mais curtas.

O climatologista Werton Costa disse ao G1 quais as previsões climatológicas para o início do verão no estado. “Climatologicamente, esse início de verão é pré-estacional, ou seja, os volumes chuvosos são relativamente tímidos”, afirmou.

“Devemos fechar os meses de dezembro e janeiro com chuvas abaixo da média. Algumas chuvas estão previstas para o Natal e Ano Novo, mas de forma muito pontual”, completou o climatologista.

O especialista acrescentou que condições bem atípicas favorecem um início de verão bastante irregular no Piauí. “A primeira delas, que favorece a estação chuvosa, é o resfriamento do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido como La Niña, que faz com que a umidade se concentre sobre o Nordeste na forma de convergência, aumentando as chuvas”, diz.

Mas, segundo Werton Costa, há um “cabo de guerra” entre os dois oceanos. “O Pacífico está frio e o Atlântico, em tese, deveria estar aquecido, mas não é isso que acontece, o que dificulta o início da estação chuvosa”, explicou.

La Niña e El Niño

El Niño e La Niña são padrões climáticos naturais que resultam de interações entre o oceano e a atmosfera. Ambos envolvem anormalidades das temperaturas da superfície do oceano e da circulação atmosférica, resultando em extremos climáticos em todo o mundo.

Enquanto o El Niño consiste no aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial, a La Niña é o inverso, provocando o resfriamento do Pacífico Equatorial.

Fonte: G1/PI