Mesmo sem os dados de São Paulo e Goiás, o Brasil registrou a maior média móvel de casos confirmados de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, desde o início da pandemia: foram 47.909 diagnósticos diários, em média, nos últimos 7 dias, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa até as 20h deste domingo (20).

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.237.350 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 24.680 desses confirmados no último dia. A média móvel variou +15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

O país registrou 408 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 186.773 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 765. A variação foi de +27% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

O DF e 15 estados apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE.

Os dados do consórcio deste domingo não contemplam o número de mortes e os casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas nos estados de São Paulo e em Goiás.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, as informações não foram divulgadas pelo governo paulista, devido a uma nova falha em sistema do Ministério da Saúde em que os municípios inserem as informações

Na última quarta-feira (16), a gestão estadual também não divulgou as informações sob a mesma justificativa. O Ministério da Saúde, no entanto, negou na ocasião que houvesse problema no sistema.

Já a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que busca automaticamente por novos dados relacionados à Covid-19 por meio de um serviço web (API) disponibilizado pelo DATASUS, e “que quando não há retorno de novos dados, o painel da Secretaria não é atualizado”.

“Esse processo ocorre de forma automática, portanto quando novos dados forem recebidos o painel será atualizado automaticamente. O fato do painel não ter sido atualizado não significa que não houve novos dados nas últimas 24 horas, mas que pode ter ocorrido algum problema com este serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Brasil, 20 de dezembro

  • Total de mortes: 186.773
  • Registro de mortes em 24 horas: 408
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 765 (variação em 14 dias: +27%)
  • Total de casos confirmados: 7.237.350
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 24.680
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 47.909 por dia (variação em 14 dias: +15%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 186.367 mortes e 7.212.853 casos confirmados.)

Estados

  • Subindo (15 estados): PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (7 estados + DF): DF, AC, AP, RR, BA, CE, PE e MA
  • Em queda (2 estados): TO e PI
  • Não informou (2 estados): SP e GO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).

Fonte: G1