A Câmara Municipal de Parnaíba realizou neste domingo (01) a solenidade de posse dos 17 vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020. Foram empossados nove vereadores reeleitos: Geraldinho Alencar, Ricardo Veras, Beto, Diniz, Fátima Carmino, André Neves, Neta Castelo Branco, Carlson Pessoa e Ronaldo Prado, além de cinco vereadores em um primeiro mandato: Francisco da Paz, Irmão Marquinho, Joãozinho do Trânsito, Dr. Daniel Miranda, Daniel Jackson e Bernardo Lima. Ainda retornaram: Joãozinho Unimagem e Dr. Reinaldo, que já haviam ocupado o cargo em anos anteriores.
O plenário da ficou lotado e foi necessária a colocação de telões e cadeiras no lado de fora, para que parte da população que compareceu pudesse acompanhar os trabalhos. Marcada para as 16h, a primeira sessão do ano atrasou cerca de meia hora por conta de reuniões em que participavam os vereadores que se dividiram em duas chapas na disputa pelo comando da casa legislativa. E foi justamente a eleição da mesa diretora que causou polêmica e gerou muita discussão entre os integrantes dos dois grupos.
A Chapa 01 tinha como candidata a presidente a vereadora Neta Castelo Branco, mas de última hora dois vereadores que iriam lhe apoiar mudaram de lado: Francisco da Paz e Geraldinho Alencar. Este último foi lançado como candidato a presidente da Chapa 02, que acabou sagrando-se vitoriosa. O novo presidente da Câmara Municipal na verdade é um veterano com seis mandatos. Em seu discurso de vitória, Geraldinho justificou que sofreu pressões e ameaças por parte de colegas da chapa de Neta e que por isso resolveu sair.
O fato é que a eleição da mesa diretora é considerada uma vitória para a nova gestão do prefeito Mão Santa, já que o grupo de vereadores que vão ocupar os principais cargos da estrutura administrativa da Câmara são todos da base governista.
Veja como fica a mesa diretora
Presidente – Geraldinho Alencar
1º vice-presidente – Irmão Marquinhos
2º vice-presidente – Joãozinho do Trânsito
1º secretário – André Neves
2º secretário – Daniel Jackson
1º tesoureiro – Joãozinho Unimagem
2º tesoureiro – Francisco da Paz
Corregedor – Bernardo Lima
Corregedor substituto – Carlson Pessoa