Foto: Marcelo Cardoso

O governador em exercício, Zé Filho e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançaram na manhã desta sexta-feira (23), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, com a presença de prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, cujo objetivo principal é oferecer um conjunto de medidas para fortalecer a agricultura familiar brasileira.

O Plano anunciado, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destina R$ 7 bilhões para o Plano Safra Semiárido, para todo o nordeste, por iniciativa da União que prioriza a reestruturação produtiva dos agricultores familiares e de médio porte atingidos pela estiagem.

Segundo o ministro Pepe Vargas, o Piauí tem garantido R$ 300 milhões para serem utilizados dentro do Plano Garantia Safra. Em seu discurso, o governador em exercício, Zé Filho, destacou a experiência política do ministro Vargas que, na sua avaliação tem as condições necessárias para entender os problemas enfrentados pelos prefeitos em seus municípios e ajuda-los.

“Nosso ministro já foi vereador, prefeito, deputado e conhece as dificuldades que os prefeitos têm em seus municípios. Queremos que ele coloque sua experiência e consiga sensibilizar a presidente Dilma Rousseff para destinar mais atenções ao Piauí no enfretamento do grave problema da seca”, disse o governador em exercício Zé Filho.

Na ocasião foram entregues também, como parte da solenidade de lançamento do Plano Safra, PAC 2-, 238 maquinários – sendo 100 caminhões caçamba, 74 motoniveladoras, 48 pás carregadeiras, 10 retroescavadeiras e 06 caminhões pipas para os 75 municípios contemplados na primeira fase de entrega destes equipamentos.

Ao todo, para a segunda fase, cuja data não foi informada pelo MDA, serão totalizados 189 municípios piauienses contemplados pelo recebimento desses maquinários. As máquinas serão usadas para reforçar a reestruturação produtiva dos agricultores familiares, a partir da conservação continua das estradas vicinais e da construção de reservatórios de água.

Em seu discurso, o governador em exercício Zé Filho, considerou a iniciativa do MDA importante para os municípios, mas fez observações importantes no tocante às prefeituras.

“É extremamente importante esta contribuição do governo federal na distribuição de todo esse maquinário, mas é preciso pensar nas condições de sua utilização. São equipamentos caros e exigem manutenção que nem sempre as prefeituras dispõem de condições para fazê-lo, principalmente após a garantia desse maquinário. Precisamos de soluções definitivas para evitarmos cair na subutilização dessas máquinas”, observou Zé Filho.

Fonte: Ascom