Líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Jilmar Tatto.

Jilmar Tatto (SP) líder do PT na câmara, afirmou acreditar que o governo não sofrerá derrota na votação, prevista para esta terça (24), do projeto que modifica o Código Florestal. O Planalto discorda com o texto do relator da matéria.

“O governo tem maioria aqui na Casa, então não vai ter derrota. Nós vamos ganhar”, afirmou. Segundo ele, “está havendo uma construção coletiva entre os partidos” que deve permitir a aprovação do texto do Senado.

Foi retirado das Áreas de Preservação Permanente desmatadas, os percentuais mínimos de recuperação. A versão antepassada  era , recompor a vegetação nativa, numa faixa de 15 metros à 100 metros.

Justificando o otimismo Tatto disse que houve “avanços” nas negociações desde o inicio das votações da matéria. Em maio do ano passado, o governo já sofreu derrota na votação da nova legislação ambiental. Com o texto aprovado pela Casa, abriu caminho para pequenos produtores que desmataram APPs. O texto foi para o Senado, onde foi alterado e corrigido para antever melhorias na proteção ambiental.

Sobre o bicheiro Carlinhos Cachoeira,Tatto comentou que foi criada uma CPI mista para investigar seus envolvimento com políticos e empresários, que sera apresentada terça-feira com o nome dos deputados que irão compor a comissão

“Vamos ter grandes emoções nessa CPI. Ela vai produzir resultados. Enganam-se aqueles que pensam que o PT não vai investigar”, disse Tatto.

Edição: Kenneth Sampaio