Blog Post

Wellington debate no Ministério da Saúde qualificação de profissionais que atuarão na imunização contra Covid-19

Governo

Wellington debate no Ministério da Saúde qualificação de profissionais que atuarão na imunização contra Covid-19 

Compartilhe a matéria:

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, de uma reunião de trabalho envolvendo Ministério da Saúde (MS), Fórum dos Governadores do Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para tratar do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No encontro, foi acertado um procedimento envolvendo MS e o governo federal, viabilizando a assinatura de contratos e negociações para, até 21 de janeiro, ter condições de iniciar de vacinação no Brasil.

 

“Temos o dinheiro e um plano estratégico operacional. O que que falta? Vacina! Precisa acertar a compra de vacina, cronograma de entrega, para a partir daí se ter o planejamento”, declarou Dias. Wellington destacou a importância do entendimento para traçar o plano de vacinação. O governador explicou que a presidência da república pretende reunir todas as vacinas compradas e produzidas no país. “Será usado um critério nacional para distribuição entre os estados e municípios brasileiros. Sabemos quanto temos de vacina a partir de janeiro, então passamos, com base nos critérios de cada fase, a definir em cada estado”, o chefe do Executivo piauiense.

 

Na reunião foi discutido ainda, o plano nacional de qualificação dos profissionais que vão trabalhar na imunização. A Fiocruz terá um conjunto de procedimentos estabelecidos em entendimento com MS, Anvisa e Astrazenica, na busca de padronizar o atendimento à população. Ficou estabelecida também a criação e credenciamento de um grupo técnico-profissional nas cidades polo em cada estado para trabalhar o pós-vacina.

 

Participaram da reunião Airton Soligo, assessor especial do Ministério da Saúde; Willames Freire Bezerra, presidente do Conasems; Wellington Dias, presidente do Fórum dos Governadores do Nordeste e governador do Piauí; Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte; Helder Barbalho, governador do Pará; Ronaldo Caiado, governador de Goiás e assessores.

 

Fonte: CCom

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios são marcados *