O Corpo de Bombeiros formou força-tarefa para combater as queimadas em todo o Piauí e o governador  Wellington Dias (PT) fez um apelo, nas redes sociais, à população do estado para que evite queimadas no estado.

 

Nos primeiros  9 dias  de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou quase 700 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país.

 

O governador Wellington Dias reforçou o compromisso do Governo do Estado em continuar atento ao problema e pediu que a população colabore evitando queimadas.

 

“Estamos em um momento onde as altas temperaturas e ventos quentes favorecem o aumento e rápida disseminação do fogo. Nossas equipes estão nas áreas afetadas, integradas com outros órgãos e com as prefeituras. Vamos continuar monitorando cada cidade”, disse.

 

“Entramos naquele período que chamamos de B R O-BRÓ. De setembro até dezembro chove menos e temos o desafio dos incêndios. Estamos com nossas equipes do Corpo de Bombeiros em São Raimundo Nonato, na divisa com o Ceará, aqui em Teresina. O objetivo é que você possa colaborar evitando queimadas, evitando jogar cigarro nas margens das estradas, evitar ascender fogo e deixar no meio da mata por alguma razão. Tudo isso leva a risco. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, integrados com os municípios, ICMBIO, estão fazendo uma operação muito forte para combater os incêndios, mas o melhor é a prevenção. Faço aqui um apelo para que a gente possa prevenir e evitar incêndios”, declarou Wellington Dias.

 

Cabe sinalizar que o Governo do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros  Militar do Estado do Piauí (CBM-PI), está realizando uma força-tarefa nas regiões de Buriti dos Montes, Milton Brandão, Valença, Pimenteiras, Tamboril, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, especialmente, na região onde ficam localizadas a Serra da Confusão e Serra da Capivara.

 

Fonte: Meio Norte