O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), da solenidade de outorga do título de cidadania piauiense ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi homenageado com os títulos de cidadania piauiense, pela Assembleia Legislativa, e teresinense, pela Câmara Municipal de Teresina.
Na solenidade, o chefe do executivo estadual declarou que Lula realizou relevantes trabalhos em prol desenvolvimento do Piauí. Wellington explicou que nenhum outro presidente realizou tanto na área social, na saúde, educação e desenvolvimento no estado quanto Lula, durante os seus dois mandatos, de 2003 a 2010. “O Piauí agradece ao presidente Lula por todas as transformações econômicas, políticas e sociais proporcionadas ao nosso Estado e nosso povo, através da sua obra política e administrativa”, declarou Dias.
Segundo o governador, o ex-presidente contribuiu para a redução expressiva da pobreza e extrema pobreza no Piauí, através de programas sociais como o Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Luz para Todos, Prouni e Fies.
Em seu discurso, Lula afirmou estar honrado com os títulos de cidadania teresinense e piauiense e destacou a importância de ter realizado um sistema de distribuição de renda que permitiu o acesso da população mais carente à educação, à saúde de qualidade, às linhas de crédito e ao emprego e renda. O ex-presidente deu um conselho ao governador Wellington Dias: que conheça as necessidades do povo piauiense. “Não espere agradecimento, converse com o seu povo, trabalhe”, afirmou.
A concessão da cidadania piauiense a Lula foi proposta pelos deputados Fábio Novo, Flora Izabel, João de Deus e José Ribamar Pereira, o Cabelouro, em 2005, em reconhecimento aos relevantes trabalhos do ex-presidente pelo desenvolvimento do Piauí, durante o primeiro e o segundo governo de Wellington Dias. Já a concessão da cidadania teresinense foi iniciativa do vereador Edilberto Borges, o Dudu, aprovada pela Câmara Municipal em 2013.
Fonte: CCom