O WhatsApp anunciou oficialmente nesta terça-feira (5) que está testando uma versão do aplicativo para empresas. A novidade deve ser lançada para todos nos próximos meses, mas já está disponível para algumas companhias selecionadas no Brasil e no mundo. A nova edição do mensageiro ainda não tem nome oficial, mas é chamada temporariamente de “WhatsApp Business for small businesses and enterprise solution” (WhatsApp Negócios para pequenos negócios e soluções empresariais, em tradução livre).
Entre as ferramentas que o app oferece, estão as contas verificadas, para maior segurança de quem entra em contato, e informativos de produtos comprados. A promessa é facilitar a comunicação entre empresas e clientes.
No blog oficial do aplicativo, a companhia explica que “estas funções estão em testes, como parte de um programa piloto”, como já era visto desde o último mês. Se você encontrar um contato com símbolo verde ao lado, como uma medalha, significa que é um perfil verificado e que o número de celular realmente pertence àquela organização. Por enquanto, não foi mencionada a data exata em que as funções serão disponibilizadas para todos. Sabe-se apenas que o novo serviço terá download gratuito.
No Brasil, o maior cliente da fase inicial do projeto é o banco Itaú, de acordo com a assessoria do WhatsApp. Outra marca que adotou a novidade foi a companhia área KLM. A empresa explica que, por meio da conta corporativa verificada, os passageiros podem confirmar reserva, ver notificação de check-in, visualizar cartão de embarque e receber atualizações sobre o status do voo.
Como funciona o WhatsApp para empresas?
Assim como no aplicativo principal, também será possível bloquear contatos indesejados. O WhatsApp esclarece ainda que as mensagens trocadas entre usuários e empresas serão encriptadas, mas, de acordo com o serviço de Internet utilizado pela companhia, todo o conteúdo enviado em chats poderá ser lido pelo administrador da rede. Essa particularidade se assemelha ao que já ocorre em trocas de mensagem ou e-mail empresarial atualmente.
De acordo com Matt Idema, COO do WhatsApp, a intenção do novo aplicativo é facilitar a comunicação entre empresas e clientes, da mesma forma que o app já ajuda o contato entre pessoas. “Queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas às empresas de maneira rápida e pessoal”, comentou, em nota oficial.
Fonte: Techtudo