O Sesc Caixeiral abre inscrições para o workshop “Na Batida do Reggae”, ministrada por Lucas Kastrup, baterista da banda Ponto de Equilíbrio. A programação conta com palestra sobre a história do reggae e aula prática de tambor e bateria. Será nesta terça-feira (29), às 9h30, no Sesc Caixeiral.

lucas pornto de equilibrio

As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural até o dia 28 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (86) 3315-8564 ou pelo e-mail jmdsilva@pi.sesc.com.br.

Mais sobre a oficina

Na Batida do Reggae propõe um diversificado estudo sobre o ritmo. Durante palestra e aula prática de tambor e bateria, Lucas Kastrup narra o contexto histórico da música jamaicana, desde a batida burrú dos tambores africanos no período da colonização espanhola e inglesa até o momento da independência da Jamaica, que nos anos 60 esteve atrelado ao surgimento do ska, que passando pelo rocksteady originou o reggae.

Kastrup também apresenta os principais desdobramentos do reggae do final dos anos 60 aos anos 80. As atividades seguem com a apresentação de cânticos tradicionais nyahbinghi, música rastafari. Para concluir, é feito um convite aos participantes para uma integração com roda de tambores. O workshop foi lançado em agosto de 2016 e, desde então, está percorrendo dezenas de cidades brasileiras.

Sobre Lucas Kastrup

Lucas Kastrup é um dos fundadores da banda Ponto de Equilíbrio, referência da música reggae atual. Além de baterista, é compositor de vários sucessos da banda, entre eles Novo Dia, Árvore do Reggae, Velho Amigo, Fio da Fé e diversas outras canções.

Antropólogo, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social no Museu Nacional da UFRJ, desenvolve pesquisas e publicações sobre música. Desde 1999, quando ajudou a fundar a banda Ponto de Equilíbrio, atua em constante turnê nacional e internacional, com passagens pela África, Europa e América do Sul.

Fonte: ASCOM