Obras da ZPE serão concluídas até o fim do ano (Foto:Larissa Gomes/Seinfra)
Obras da ZPE serão concluídas até o fim do ano (Foto:Larissa Gomes/Seinfra)

No Piauí, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) promete mudar o perfil econômico de toda a região litorânea do Estado, através da geração de empregos e de divisas e na melhoria da qualidade de vida.

A ZPE é uma área de livre comércio que o Governo do Estado está instalando na cidade de Parnaíba, a 330 quilômetros de Teresina. A primeira etapa das obras já foi concluída e inaugurada, e hoje abriga a parte administrativa, com sala de recepção, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião e banheiros. Outro setor que está sendo concluído é a cerca perimetral, que protege os 36 hectares de área total.

A segunda etapa das obras, que já está em execução tem investimentos de cerca de R$12 milhões para construção do auditório, restaurante, guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da Receita Federal, galpão principal de armazenagem, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento d’agua. A previsão do governo é colocar a ZPE em funcionamento até o fim do ano.

Além da parte física da ZPE, o governo também trabalha na atração de empresas que queiram se instalar no local, ação em que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o presidente da ZPE, Dinarte Porto, duas empresas tiveram projetos de instalação aprovados pelo Conselho Nacional de ZPEs e outras quatro empresas estão sendo analisadas pela diretoria da companhia. “Isso é demonstração de confiança no empreendimento”, ressalta.

A ZPE caracteriza-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. Toda a produção deve ser destinada, exclusivamente, ao exterior, sendo proibida sua venda no mercado doméstico.

Segundo o governador Zé Filho, a Zona de Processamento de Exportação piauiense vai funcionar como uma mola propulsora para o desenvolvimento, aliada a condições favoráveis de infraestrutura no ramo de energia renovável, transporte e produção vegetal e industrial. “Os empresários estão animados com o projeto do Governo do Estado com a região de Parnaíba, em um futuro breve, todo esse trabalho vai trazer desenvolvimento e qualidade de vida para o nosso povo, isso mostra o trabalho do Governo do Estado e a seriedade em transformar o Piauí em um lugar melhor para o piauiense”, comentou.

Fonte: CCom