O presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba, Mirocles Veras e o diretor técnico comercial, Dinarte Porto, estiveram reunidos nesta tarde (08) com o senador Wellington Dias, em Brasília. O encontro foi articulado pelo presidente da Associação Brasileira de ZPEs, Helson Braga.
O principal assunto tratado na reunião são as mudanças a serem feitas na legislação que rege as Zonas de Processamento de Exportação no Brasil. O senador Wellington Dias será o relator do projeto que tratará dessas alterações.
De acordo com o presidente Mirocles Veras, esse é o início de uma negociação que renderá bons frutos para as ZPEs do Brasil. “A legislação necessita se adequar a atual realidade dos Estados, as alterações pleiteadas irão melhorar a operacionalização da atração de investimentos”, explicou.
As principais alterações reivindicadas pelas ZPEs é a mudança de que a área, que atualmente é voltada para indústrias de bens seja aberta para serviços, e outro ponto discutido no encontro é a porcentagem do que for produzido que será destinado ao mercado interno, atualmente 20% do que for produzido pode ficar no mercado interno, a proposta é que esse valor aumente para 40%.