O superintendente de Receita Federal para os Estados do Ceará e Piauí, Moacyr Mondardo Júnior, assegurou nesta quinta-feira (12), em Fortaleza (CE), que o órgão agirá com rapidez no processo de alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba. A garantia foi dada em reunião, na sede da superintendência, com o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso; o analista de comércio exterior do Ministério da Indústria e Comércio e secretário-executivo do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Saboia; membros da equipe técnica da ZPE e da Comissão de Alfandegamento da Superintendência da Receita Federal.

Depois de ser informado pelo presidente Paulo Cardoso das determinações e autorizações do governador Wellington Dias para a conclusão das obras físicas e aquisição e montagem de equipamentos, o superintendente Moacyr Mondardo reafirmou que o alfandegamento só depende dos preparativos. Na mesma ocasião determinou à equipe de alfandegamento da Receita Federal que ofereça o suporte necessário à transformação da área do empreendimento em recinto alfandegado, providência necessária para o início das atividades das indústrias, algumas já aprovadas pelo CZPE. O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, também considera decisivo para a conclusão da ZPE ainda este ano o empenho que vem mostrando prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, no tocante ao apoio institucional e atração de investidores.

O secretário-executivo do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação reforçou a importância da ZPE para o desenvolvimento do Piauí, de Parnaíba e toda a sua região de influência. “Trata-se de um projeto estratégico para o Estado, e uma ZPE só é ZPE depois que a Receita Federal assim entende”, disse Gustavo Saboia ao defender providências urgentes para alfandegar a área.

Acompanhado do diretor-técnico, Dinarte Porto, e do diretor administrativo-financeiro, Carlos Alberto Teles, o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, apresentou um relatório situacional sobre a ZPE, incluindo as obras civis já realizadas e também as providências para aquisição e instalação dos equipamentos de tecnologia da informação e também para a execução de obras complementares. “O governador Wellington Dias já autorizou e as providências estão sendo adotadas”, resumiu Paulo Cardoso. 

Fonte: Ascom/ZPE