Em visita a capital do Estado o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (17), que o Cartão SUS será implantado no Piauí a partir do mês de julho.

De acordo com Padilha, as etapas para implantação do cartão já foram definidas para todo o Brasil e o Piauí será contemplado já na primeira fase de implantação.

O Cartão SUS vai conter informações pessoais dos pacientes e um número específico para cada, funcionando como um cadastro individualizado dos usuários e permitindo que o Estado seja restituído dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas. A medida é uma reivindicação antiga da administração estadual.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, a medida vem sanar parte dos problemas relativos aos serviços do Sistema Único de Saúde. "Por ano, o Governo gasta em torno de R$ 19 milhões com pacientes oriundos de outros Estados e, com esse novo mecanismo, poderemos ter esse valor ressarcido para investimento na própria saúde", esclareceu.

Em fevereiro, durante o XXII Fórum dos Governadores do Nordeste, a presidente da República, Dilma Rousseff, já havia se comprometido em acelerar a implantação do Cartão SUS em todo o país.

Com informações do Governo do Estado