O Jornal “DIÁRIO DO POVO”, edição de 26 de junho próximo findo publicou matéria relacionada com denúncia feita pelo Deputado Marllos Sampaio, versando sobre advogados que estariam se locupletando ilicitamente de verbas de aposentados, decorrentes de ação judiciais aforadas contra determinadas instituições financeiras, credoras dos idosos.

O fato é de notório conhecimento público. Instituições financeiras, à guisa de empréstimos financeiros contratados com idosos,  estariam recebendo elevadas prestações descontadas nos seus contra cheques, resultantes de contratos de duvidosa juridicidade.

Segundo o Parlamentar denunciante, advogados, compondo verdadeiras “quabrilhas”, estariam aplicando o que denominou de “golpe do golpe”, nos idosos, através de ações judiciais instruídas com documentação falsa.

Há informações, que alguns escritórios de advocacia, seguindo procedimentos éticos e legais, estariam assumindo a defesa dos aposentados, objetivando recompor seus proventos, reduzidos pela ação delituosa de algumas instituições financeiras. Pelo que se sabe, até prova em contrário, não são “quadrilheiros”.

Diante da gravidade da denúncia a OAB/PI. tem o dever de interpelar o Deputado Marllos, para que seja declinado o nome dos advogados faltosos para as devidas providências,  sob pena de perda de credibilidade do denunciante. A denúncia feita de modo generalizado atinge toda a classe.

LUIZ GONZAGA SOARES VIANA E O JUDICIÁRIO PIAUIENSE.

Como anunciado a coluna já dispõe nos seus arquivos dos comentários acerca do Judiciário piauiense de autoria do renomado advogado Luiz Gonzaga Soares, matéria que será publicada na próxima edição.

COELHO RODRIGUES – NOTÁVEL JURISTA PIAUIENSE (III).

Dando continuidade aos comentários acerca dos dados biográficos do destacado jurista brasileiro (e picoense) COELHO RODRIGUES, registre-se que, após movimentada permanência em solo piauiense, com destacada produção literária e política, em 1870 retorna ao Recife – Pe., a fim de doutorar-se em Ciências Jurídicas. No mesmo ano foi nomeado professor da Faculdade de Direito do Recife, e depois aprovado em certame público, tornou-se Professor Catedrático da referida Faculdade, ocupando a cátedra de Direito Civil, Direito Romano e Direito Internacional.

Seguiu a carreira política elegendo-se mais uma vez Deputado Provincial, permanecendo no cargo até 1875. No ano de 1.878 foi escolhido para o cargo de Deputado Geral, onde permaneceu por longo período (até 1886), tendo produzido como trabalho jurídico de destaque parecer sobre o Projeto do Código Civil de autoria de Felício dos Santos.

Foi ainda escolhido Senador para o período de 1893 a 1896 e, finalmente, exerceu o último cargo político, de Prefeito do Distrito Federal, de 1900 a 1903.

O advogado JOSELI LIMA MAGALHÃES. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pernambuco, no seu livro “DA RECODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO”, faz referencia ao jurista COELHO RODRIGUES e sua obra, que será objeto de comentário na próxima edição da coluna.