Os irlandeses voluntários da ONG SERVE foram à praia da Pedra do Sal em Parnaíba na tarde deste sábado, dia 09, para conhecer ações do Projeto Tartarugas do Delta que atua na preservação de tartarugas marinhas no litoral do Piauí e Ilha do Poldros no Delta do Parnaíba.


O grupo formado por cerca de 20 jovens foi acompanhado pelos técnicos do projeto Tartarugas do Delta, projeto este patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em visitação ao ninho de tartaruga-de-couro, a mais ameaçada das cinco espécies existentes no Brasil, e receberam informações sobre qual a linha de atuação do projeto, bem como forma de trabalho e abrangência.
A coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, Werlanne Santana, acompanhada pelo coordenador de Monitoramento Embarcado, Mário Neto, e a técnica, Edlayne Mendes, também apresentaram aos irlandeses algumas peças do artesanato local produzidas a partir de oficinas realizada junto à associação "Trançados da Ilha", o material de apresentação do projeto foi entregue a cada um dos visitantes, além da realização de sorteio de camisetas do Tartarugas do Delta entre os irlandeses.O líder do grupo de estrangeiros, o irlandês Jeremias, disse que os voluntários se mostraram bastante interessados no trabalho de preservação realizado no litoral do Piauí, já que os jovens não estão na região apenas para construir casa, mas também para adquirir experiência cultural e absorver os costumes locais e conhecer trabalhos do terceiro setor em outras áreas como a ambiental.
“É um trabalho bonito, numa região bonita! Ficamos felizes em conhecer um projeto como este que realiza ações em prol do meio ambiente e da comunidade local”, revelou Jeremias.Mais informações em www.tartarugasdodelta.org.brSobre a SERVE:Há oito anos a SERVE trás jovens irlandeses que, em parceria com a Cáritas Brasileira em Parnaíba, constrói casas e doam para famílias carentes das comunidades periféricas das cidades de Parnaíba e Ilha Grande.
Anualmente são selecionados jovens da Irlanda em vários seguimentos profissionais, são arrecadadas doações para que os mesmos, em conjunto com as famílias beneficiadas e profissionais da construção civil local ergam as casas.
 A escolha das famílias é feita de forma criteriosa pela Cáritas, a preferência é para aquelas famílias com média de cinco membros, que vivem em real situação de miséria e renda de menos de um salário mínimo.Nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande cerca de 200 famílias já foram contempladas com a ação. 
Além do Brasil outros cinco países, em diferentes continentes, anualmente recebem as ações de desenvolvimento sustentável da SERVE em vários setores sociais, na Tailândia, por exemplo, onde a maior problemática é a prostituição e por consequência a AIDS com altos índices entre as mulheres, os irlandeses realizam ações de conscientização junto às mesmas e seus filhos. O coordenador geral da Serve, Gerry O’Connor, é padre Redentorista e morou em Parnaíba dez anos atrás quando ainda era diácono católico.