O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí encaminhou estudo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliando para sete o número de municípios com votação biométrica. Se o planejamento for aprovado, a Justiça Eleitoral deverá recadastrar 696.806 eleitores, o que representa 31% do eleitoroado piauiense, segundo a última estatística divulgada pelo Tribunal.

O presidente do TER, Raimundo Eufrásio, disse à Rede Meio Norte que a votação biométrica deve ser ampliada para as cidades de Oeiras, Picos, Floriano, Nazária e Teresina, que é o maior colégio eleitoral do estado – 20% do total de eleitores inscritos no Piauí – votam nas zonas eleitorais da capital piauiense.

"Aguardamos a aprovação do TSE, pois os custos são altos, mas entendemos que o novo método é o mais seguro", diz o presidente. O desembargador acredita que no próximo mês a Justiça Eleitoral já terá a definição do total de municípios com votação biométrica nas eleições municipais de 2012. Atualmente, apenas os eleitores de Piripiri e Piracuruca votam através do sistema, que tem segurança reformada,uma vez que o eleitor é reconhecido através da digital.

"Caso seja confirmado, o recadastramento será feito num prazo de 40 dias”, estima o presidente do TRE.

Fonte: Meio Norte